Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Obama diz que estupros contra militares minam segurança nacional

Um estudo recente feito pelo Pentágono revelou que 26 mil militares sofreram estupros ou abusos sexuais em 2012

Internacional|Ansa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (17) que os casos de abusos e violência sexual entre os militares nas Forças Armadas do país "são perigosos para a nossa segurança nacional".

Obama fez as declarações na Casa Branca, logo após uma reunião com o secretário da Defesa, Charles Timothy Hagel, com o chefe do Estado-Maior interno, Martin Dempsey, e com outros oficiais que investigam os casos.

Sargento americano que matou cinco colegas no Iraque pega prisão perpétua

Veja a galeria do dia


Obama alega que soube de abusos da agência fiscal pela imprensa

Ele afirmou que os estupros e casos de abusos sexuais são, além de um "crime vergonhoso e escandaloso", algo que mina a confiança entre os militares e que "tornará menos eficientes as nossas Forças Armadas, em comparação ao que poderiam ser".


Obama ordenou a Hagel e a Dempsey que enfrentem de maneira exemplar o problema, que, no entanto, não pode ser resolvido "de uma vez só". "Será necessário um esforço prolongado", disse Obama.

Um estudo recente feito pelo Pentágono revelou que no ano fiscal de 2012 (que acabou em setembro do ano passado), 26 mil militares norte-americanos sofreram estupros ou abusos sexuais. Isso representou um aumento significativo sobre o ano fiscal anterior, o de 2011, quando 19 mil militares dos EUA sofreram esse tipo de violência, quase sempre perpetrada por colegas.


Ao mesmo tempo, em 2012 foram feitas 3.374 denúncias de estupros e abusos sexuais nas Forças Armadas dos EUA, acima das 3.192 denúncias feitas em 2011. Isso mostra que a maioria dos casos não foi nem denunciada pelas vítimas, seja por medo de represálias dos agressores ou pelo temor de que os criminosos não sejam punidos. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.