Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Oito manifestantes contrários a Putin são condenados na Rússia

Internacional|Do R7

Por Gabriela Baczynska

MOSCOU, 21 Fev (Reuters) - Um juiz russo condenou nesta sexta-feira oito pessoas por atacarem a polícia durante um protesto contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no que ativistas chamaram de um "julgamento de fachada" feito para deixar claro que Putin não vai tolerar oposição.

Fora do tribunal, uma multidão se reuniu para apoiar os réus. "Vergonha", gritavam alguns. A polícia disse que prendeu 200 pessoas no local por tentativa de violação à ordem pública. As condenações, já esperadas, coincidem com os distúrbios políticos na vizinha Ucrânia, onde dezenas morreram.

O anúncio da pena foi adiado até segunda-feira, o que significa que ela vai ser revelada depois do encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, um projeto de Putin, que tem sido criticado pelo Ocidente pelo tratamento dado a opositores. O presidente, no entanto, diz que não faz uso político do Judiciário.


As oito pessoas foram condenadas por atacarem a polícia durante um protesto de oposição em maio de 2012, quando Putin se preparava para iniciar o seu terceiro mandato presidencial.

(Reportagem adicional de Ian Bateson e Alexei Anishchuk)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.