Oito pessoas seguem desaparecidas após erupção na Nova Zelândia
O governo neozelandês confirmou as mortes de cinco pessoas e que 31 resgatadas seguem internadas, muitas delas em estado grave
Internacional|Fábio Fleury, do R7
O governo da Nova Zelândia continua as buscas por oito pessoas que foram dadas como desaparecidas após a erupção do vulcão Whakaari, na Ilha Branca, no norte do arquipélago.
A primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, confirmou que os desaparecidos e feridos são turistas de várias nacionalidades, de países como Austrália, EUA, Reino Unido, China e Malásia.
Leia também
Ilha em que vulcão entrou em erupção 'não tem sinal de vida'
O que é o Círculo do Fogo do Pacífico, onde fica vulcão que matou turistas na Nova Zelândia
Brasileiros relatam como escaparam por pouco de vulcão que matou ao menos 5 pessoas na Nova Zelândia
Relembre incidentes recentes com vulcões pelo mundo
Cinco pessoas morreram no local e outras 31 ficaram feridas, muitas delas em estado grave. As equipes de busca ainda não puderam retornar à ilha, por falta de condições de segurança.
Explosão e turistas
No momento da erupção, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (9, no horário local), um transatlântico com capacidade para 4 mil passageiros estava ancorado perto da ilha.
A explosão vulcânica lançou cinzas a até 3,6 km de altitude, segundo especialistas. A Ilha Branca fica a cerca de 50km da Ilha Norte, a segunda maior do arquipélago que forma o país.
Veja abaixo imagens da erupção na Nova Zelândia