Erupção de vulcão na Nova Zelândia deixa pelo menos 5 mortos
Grupo de turistas foi visto entrando na cratera na Ilha Branca momentos antes da erupção. Polícia diz que grupo de 50 pessoas estava na ilha
Internacional|Do R7
Um vulcão na Ilha Branca, na Nova Zelândia, entrou em erupção na manhã desta segunda-feira (9) e deixou pelo menos cinco mortos e dezenas de feridos, segundo a polícia.
Um grupo de turistas foi visto entrando a cratera do vulcão ativo minutos antes da erupção.
Essa foi a primeira vez desde 2001 que o vulcão entra em erupção.
Vinte e três pessoas foram resgatadas, mas as autoridades ainda não têm informações sobre quantas pessoas ainda estão na região afetada e policiais não conseguem entrar na área pelo risco de novas erupções.
A Ilha Branca é privada, mas turistas e visitantes podem entrar para passeios pela área.
Segundo estimativa da polícia, menos de 50 pessoas estavam na ilha quando o vulcão entrou em atividade, por volta das 14h11 em horário local (2h11 no horário de Brasília). As autoridades acreditam que tanto neozelandeses quanto turistas de outros países estão presos na ilha.
Relato de um dos visitantes
Pelo Twitter, o americano Michael Schade contou sobre a erupção do vulcão na ilha. Segundo ele, o grupo de turistas que ele fazia parte passou pela cratera cerca de 30 minutos antes da explosão e estava no barco indo embora quando perceberam a fumaça branca vindo da ilha.
Ele conta que os helicópteros que estavam no local pareciam destruídos e com as hélices quebradas.
Operações de resgates
“Eu sei que vai ter muita preocupação e ansiedade daqueles que os entes queridos estavam na ilha no momento, mas eu posso assegurar que a polícia está fazendo tudo o que eles podem”, disse a primeira-ministra Jacinda Arden.
Um avião militar vai participar das operações de resgates e militares já estão prontos para ajudar.