Logo R7.com
RecordPlus

Ondas de choque de erupção de vulcão alcançaram satélites no espaço, diz estudo

Explosão de vulcão em Tonga em 2022 teve força equivalente a cem bombas atômicas e provocou um tsunami de 15 metros

Internacional|Do R7

  • Google News
Efeitos da erupção atingiram a termosfera, onde estão muitos dos satélites em órbita em torno da Terra Reprodução/X/NWSAnchorage

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai em 15 de janeiro de 2022, no Pacífico Sul, foi tão poderosa que enviou ondas de choque para o espaço, em uma região onde estão muitos dos satélites em órbita em torno da Terra.

Naquele dia, o vulcão entrou em erupção com tamanha intensidade que lançou cinzas e gás a mais de 50 quilômetros, bem acima da altitude típica de voo de aviões comerciais.


Agora, pesquisadores descobriram que os efeitos da erupção atingiram a termosfera, uma parte da atmosfera que se estende de cerca de 85 km a 600 km acima da Terra. A termosfera é uma região crítica para satélites em órbita baixa da Terra, e perturbações nessa área podem ter implicações significativas para as operações desses equipamentos.

Leia mais

Usando dados de satélite e modelagem atmosférica, pesquisadores testaram dois culpados para esse fenômeno: ondas de Lamb — ondas de pressão que “abraçam” a superfície da Terra — e ondas gravitacionais secundárias, que são geradas quando a primeira onda de choque se rompe no céu.


A conclusão do estudo apontou que ondas gravitacionais secundárias foram cruciais para causar perturbações na atmosfera superior. A explicação é que seus movimentos rápidos e magnitudes maiores correspondiam melhor aos dados de satélite estudados pela equipe.

Essa descoberta destaca os efeitos de longo alcance da erupção de Tonga e enfatiza o impacto potencial de eventos de superfície na atmosfera superior, afetando tecnologias cruciais para comunicação e previsão do tempo.


O estudo foi publicado na revista científica AGU Advances.

Como foi a erupção

O vulcão explodiu em janeiro de 2022 com uma força equivalente a cem bombas atômicas e provocou um tsunami de 15 metros que destruiu casas e matou pelo menos três pessoas nesse reino do oceano Pacífico.


A onda atravessou o Pacífico, provocou a morte de duas pessoas no Peru, danificou cabos de comunicação submarina e isolou Tonga durante semanas do resto do mundo.

A erupção uniu as águas entre as duas ilhas desabitadas Hunga Tonga e Hunga Haʻapai, formando uma massa de terra entre elas com pouco mais de 1,6 km de largura. Mais tarde, a ponte de terra desabou e caiu de volta no oceano.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.