ONU apoia unidade palestina sob condições
É preciso respeitar o reconhecimento de Israel e a não violência, compromissos mantidos pela OLP
Internacional|Do R7
A ONU afirmou nesta quinta-feira que apoiará a reconciliação entre os palestinos, desde que respeite os compromissos assumidos pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP) sobre o reconhecimento de Israel e a renúncia à violência.
O coordenador das Nações Unidas para o processo de paz no Oriente Médio, Robert Serry, se reuniu nesta quinta-feira, em Ramallah (Cisjordânia), com o presidente palestino, Mahmud Abbas, para discutir o acordo firmado na quarta-feira entre a OLP e o movimento radical islâmico.
Durante o encontro, Serry "recebeu a garantia de que este acordo inter-palestino sobre a unidade será aplicado sob a direção do presidente (Abbas) e sobre a base dos compromissos da OLP".
"O presidente Abbas destacou que estes compromissos incluem o reconhecimento de Israel, a não violência e a adesão aos acordos precedentes", assinala o comunicado.
"Também reafirmou a continuidade de seu compromisso a favor das negociações de paz e da luta popular não violenta".
Serry afirmou que as "Nações Unidas continuarão apoiando a unidade (palestina) sobre estas bases, como único meio para reunificar Cisjordânia e Faixa de Gaza sob apenas uma autoridade palestina legítima".
A Faixa de Gaza é controlada desde 2007 pelo Hamas, enquanto a Autoridade Palestina, de Abbas, administra a região autônoma da Cisjordânia.
Autoridade Palestina e movimento islâmico Hamas avançam em reconciliação