Internacional ONU celebra abertura israelense de via para ajuda humanitária a Gaza

ONU celebra abertura israelense de via para ajuda humanitária a Gaza

Região precisa 'urgentemente' de recursos após uma semana de ataques aéreos que deixaram mais de 200 mortos

AFP
Região está em guerra há uma semana e mais de 200 pessoas já morreram

Região está em guerra há uma semana e mais de 200 pessoas já morreram

Amir Cohen/Reuters - 17.5.2021

A Organização das Nações Unidas saudou, nesta terça-feira (18), a abertura, por parte das autoridades israelenses, da passagem de fronteira de Kerem Shalom, o que permitirá levar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

"Acolhemos com satisfação a abertura, por parte das autoridades israelenses, da passagem de Kerem Shalom para a tão necessária ajuda humanitária, depois de nove dias de crise", disse o porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), Jens Laerke.

"É essencial que a passagem de Erez também seja aberta para entrada e saída do pessoal humanitário", completou.

A Faixa de Gaza precisa, urgentemente, de ajuda humanitária, após uma semana de ataques aéreos israelenses que mataram mais de 200 palestinos. 

Laerke afirmou que "o acesso de pessoal e bens humanitários para e de Gaza deve ser mantido, e se deve tomar as medidas apropriadas para que continuem o movimento com Gaza".

A ofensiva da comunidade internacional se intensificou nesta terça para tentar impedir os bombardeios do Exército israelense sobre Gaza, assim como os lançamentos de foguetes palestinos contra Israel - ambos sem sinais de arrefecer após uma semana de escalada sangrenta.

Últimas