Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU: compromissos climáticos estão muito longe de cumprir a meta de 1,5°C

Emissões mundiais devem ter queda de 45% até 2030, na comparação aos níveis de 2010, para que o objetivo seja alcançado

Internacional|

Passagem do furacão Roslyn pela costa do território mexicano neste ano
Passagem do furacão Roslyn pela costa do território mexicano neste ano Passagem do furacão Roslyn pela costa do território mexicano neste ano

Os compromissos internacionais sobre o clima estão muito longe de responder ao objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a +1,5°C, advertiu nesta quarta-feira (26) a ONU.

"Ainda não estamos nem perto do nível e do ritmo das reduções de emissões necessárias para nos colocar no caminho de um mundo de +1,5°C", afirmou Simon Stiell, secretário-executivo da ONU para Mudanças Climáticas, por ocasião da publicação de um resumo dos últimos compromissos dos países signatários do Acordo de Paris, a menos de duas semanas do início da conferência mundial sobre o clima, a COP27.

Pelo contrário, a soma dos compromissos das 193 partes no acordo "pode pôr o mundo no caminho de um aquecimento de +2,5ºC até o fim do século", alerta a agência da ONU.

O Acordo de Paris de 2015 fixa o objetivo de conter o aquecimento do planeta "claramente abaixo de +2ºC em relação aos níveis pré-industriais", quando a humanidade começou a explorar em larga escala as energias fósseis responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa, e, se possível, a +1,5ºC.

Continua após a publicidade

Na COP26, em 2021 em Glasgow, os signatários do acordo se comprometeram a revisar anualmente — e não mais a cada a cinco anos — os compromissos em termos de controle de emissões, chamados de "contribuição determinada a nível nacional" (NDC).

Porém, apenas 24 países apresentaram NDC novas ou revisadas até a data-limite de 23 de setembro, a tempo para sua inclusão na COP27, que acontecerá de 6 a 18 de novembro em Sharm el-Sheikh, Egito.

Continua após a publicidade

Um número "decepcionante", destaca Stiell em um comunicado que acompanha a publicação dos novos dados.

"Para manter vivo o objetivo (de +1,5ºC), os governos devem reforçar os planos agora e colocá-los em prática nos próximos oito anos", insistiu o alto funcionário da ONU.

Continua após a publicidade

Leia também

De acordo com especialistas das Nações Unidas, as emissões mundiais devem registrar queda de 45% até 2030, na comparação com os níveis de 2010, para que o objetivo seja alcançado.

De acordo com o resumo mais recente das NDC, os compromissos atuais levarão, no entanto, a um aumento de 10,6% das emissões durante esse período.

As siglas e termos importantes para não perder nada na conferência mundial sobre o clima

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.