Oposição síria elege Ghassan Hitto como premier interino
Internacional|Do R7
A Coalizão Nacional da oposição síria elegeu na noite desta segunda-feira, em Istambul, o empresário Ghassan Hitto como primeiro-ministro interino das áreas controladas pela rebelião.
"Ghassan Hitto venceu com 35 dos 49 votos", disse à AFP Hicham Marwa, membro da coalizão, sobre o empresário da área de alta tecnologia que viveu muitos anos nos Estados Unidos.
A votação ocorreu após 14 horas de consultas entre os cerca de 70 membros da coalizão, e Hitto foi citado como candidato de consenso que agrada as correntes islâmica e liberal da oposição.
Mas vários membros da coalizão se negaram a participar da votação, o que ilustra a persistência das divisões na oposição síria.
"É uma votação transparente, uma votação democrática", declarou o presidente da coalizão, Ahmed Moaz Al Jatib, no momento em que os eleitores depositavam seus votos em uma urna transparente no salão de conferências do Hotel Istambul.
Hitto chegou minutos após o final da votação e foi recebido sob aplausos.
"Estamos com o povo sírio e se Deus quiser sairemos vitoriosos", declarou o novo premier interino à imprensa, saudando o "grande" povo da Síria.
"Vamos anunciar em breve o programa deste novo governo".
Até o ano passado, Hitto era um alto executivo de uma empresa de telecomunicações do Texas, mas em novembro de 2012, quando a rebelião ganhou força, deixou seu trabalho para se unir ao movimento contra o regime de Bashar al Assad.
Em 2011, Hitto já havia criado a Shaam Relief Foundation, instituição dedicada a arrecadar fundos para ajudar as crianças na Síria.
Vestido geralmente com camiseta e calças jeans, Hitto utiliza em seus discursos, por vezes religioso, um estilo muito americano.
"A esperança vem de Deus. Nossos irmãos e irmãs do interior da Síria já compreenderam isto há muito tempo. Ele nos ama e cuidará de nós (...) trará auxílio, cuidará do povo e nos alimentará e defenderá. Apenas ele pode fazê-lo, mas devemos agir hoje", disse Hitto em 2012.
Hitto integra a Coalizão Nacional síria, o grupo mais importante da oposição e reconhecido por dezenas de países e organizações internacionais.
Nascido em Damasco em 1964, Hitto passou grande parte de sua vida nos Estados Unidos, onde se formou em Matemática e Informática em 1989 pela Universidade Purdue de Indiana, obtendo o mestrado em 1994.
Casado com a professora Suzanne e pai de quatro filhos, incluindo Obaida, um ex-jogador de futebol americano que em 2012 viajou a Síria para se unir aos rebeldes, Hitto tem bom tráfego na área diplomática e contatos no setor financeiro, dois pontos fundamentais para apoiar os rebeldes.
Hitto fez um "trabalho notável" na área humanitária da Coalizão, resumiu o porta-voz do grupo, Khaled Al Saleh, sobre o premier interino da oposição.
ser-nc/lr