Internacional Opositor de Putin diz 'estar bem' após transferência para colônia penal

Opositor de Putin diz 'estar bem' após transferência para colônia penal

Deslocamento para a nova penitenciária durou 20 dias e foi "bastante cansativa", escreveu Alexei Navalny em uma rede social

AFP
Navalny cumpre pena de 19 anos de prisão por "extremismo"

Navalny cumpre pena de 19 anos de prisão por "extremismo"

Alexander Nemenov/AFP - 24/05/2022

O líder opositor russo Alexei Navalny afirmou nesta terça-feira (26) nas redes sociais que está "bem", após sua transferência para uma colônia penal no Ártico russo. A viagem de transferência para a nova penitenciária durou 20 dias e foi "bastante cansativa", escreveu na rede social X, antigo Twitter

"Continuo de bom humor, como convém a um Papai Noel", acrescentou Navalny, em referência à barba que cresceu durante a viagem e às roupas que é obrigado a utilizar, adaptadas para resistir ao inverno rigoroso, com temperaturas polares.

"Não se preocupem comigo. Estou bem. Estou completamente aliviado por finalmente ter chegado", acrescentou o ativista anticorrupção e grande inimigo do presidente Vladimir Putin, que cumpre pena de 19 anos de prisão por "extremismo".

Os parentes de Navalny anunciaram na segunda-feira que o localizaram em uma colônia penal em Kharp, em Yamalia-Nenetsia, uma região remota do norte da Rússia. A prisão fica além do círculo polar ártico.

O opositor de 47 anos foi detido em janeiro de 2021 ao retornar à Rússia, após se recuperar na Alemanha de um envenenamento que, segundo ele, foi planejado pelo Kremlin. Navalny tinha desaparecido no início de dezembro da colônia penitenciária da região de Vladimir, a 250 km de Moscou.

Ele afirmou que chegou à colônia penal de Kharp no sábado (23) à noite, após uma viagem discreta e organizada com um "itinerário tão estranho" que ele não esperava ser localizado pela família antes de meados de janeiro.

"Eu fiquei surpreso quando abriram a porta da cela ontem e disseram: 'Há um advogado aqui para você'", afirmou Navalny. Ele contou que viu pouco da região, exceto por uma cela anexa coberta de neve e uma cerca do lado de fora de sua janela.

"Infelizmente não há renas, mas há cães pastores enormes, fofinhos e muito bonitos", acrescentou. A temperatura em Kharp deve cair para 26 graus Celsius negativos nos próximos dias.

Últimas