Opositor russo Alexei Navalny recebe alta e volta à prisão
Anastasia Vasilieva, oftalmologista que acompanha Navalny, afirmou que médicos deram alta ao paciente 'sem sequer realizar algum exame'
Internacional|Da EFE
O líder opositor russo Alexei Navalny recebeu alta nesta segunda-feira (29) e foi levado de volta à prisão para cumprir uma pena de 30 dias de detenção, apesar de seus médicos alertarem sobre os riscos para a frágil saúde do político.
"Acabam de levá-lo ao centro de detenção", anunciou à imprensa a oftalmologista Anastasia Vasilieva, que há anos atende Navalny, que foi internado ontem após sofrer uma reação alérgica grave.
"Deram alta sem sequer realizar algum exame", disse Vasilieva, que afirmou que o opositor deveria permanecer pelo menos por mais três dias no hospital para observação.
Leia também
A oftalmologista acrescentou que "é evidente que enviaram Alexei ao centro de detenção por ordens superiores, porque ele não está completamente sadio".
Além disso, explicou que médicos do hospital diagnosticaram "dermatite de contato", mas não estabeleceram as causas.
Vasilieva disse que o quadro de Navalny é de uma "intoxicação generalizada" e é natural que depois de ser medicado, tenha apresentado certa melhora, mas levá-lo ao local onde esteve em contato com um agente químico desconhecido é imprudente.
"Se acontecer pela segunda vez, isto terá consequências muito graves para sua saúde", advertiu.
Na opinião de Vasilieva, o líder opositor precisa de atendimento médico permanente, "algo impossível no centro de detenção".
Navalny foi detido no último dia 24 e cumpre uma pena de 30 dias de detenção por convocar uma manifestação não autorizada que aconteceu no sábado diante da Prefeitura de Moscou, na qual foram detidas mais de mil pessoas.