Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Organizador sindical é morto no cinturão de platina da África do Sul

Internacional|Do R7

Por Ed Stoddard

JOHANNESBURGO, 12 Mai (Reuters) - Um sindicato militante sul-africano informou neste domingo que um de seus organizadores foi baleado e morto na cidade de Rustenburg, no cinturão de platina, possível foco de conflito num momento de forte tensão diante de cortes de empregos e negociações salariais.

O Sindicato da Associação de Mineradores e Construção, que absorveu dezenas de milhares de trabalhadores descontentes do dominante Sindicato Nacional de Mineradores, disse que o organizador anônimo foi morto no sábado.

"É óbvio que sua morte é relacionada com o sindicato nacional na área", disse à Reuters o tesoureiro nacional do sindicato, Jimmy Gama. "Estamos enviando nossos oficiais para lá para descobrir mais fatos".


Um comunicado da polícia informou que o homem de 46 anos de idade que "segundo alegações, era o organizador regional" do sindicato foi morto numa taverna em Rustenburg no sábado, quando um assaltante baleou-o quatro vezes com uma pistola de 9 milímetros.

Uma fonte no sindicato em Rustenburg disse à Reuters que o organizador foi um ativista do sindicato na produtora de platina Lonmin.

A polícia baleou e matou 34 grevistas mineradores no ano passado na mina de Marikana, da Lonmin, o incidente único mais violento relacionado à disputa entre os dois sindicatos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.