Logo R7.com
RecordPlus

Países se unem para cantar "Imagine" em defesa dos direitos das crianças

Evento do Unicef em NY contou com a presença de Yoko Ono e Daniela Mercury

Internacional|Carolina Caffé*, de Nova Iorque, especial para o R7

  • Google News
Yoko Ono cedeu para a Unicef os direitos para que a organização utilizasse a música de Lennon na campanha
Yoko Ono cedeu para a Unicef os direitos para que a organização utilizasse a música de Lennon na campanha
A cantora brasileira, Daniela Mercury, agitou a plateia com o ritmo de sua música
A cantora brasileira, Daniela Mercury, agitou a plateia com o ritmo de sua música

Em comemoração aos 25º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, nações dos diferentes cantos do mundo romperam as fronteiras para entoar juntas um coro em defesa da infância e da juventude. A música escolhida pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) foi a bela canção Imagine, criada em 1971 por John Lennon e Yoko Ono. O evento aconteceu nesta quinta-feira (20) na sede da ONU em Nova York, e faz parte da campanha que leva o mesmo nome da canção. 

O Unicef recebeu permissão de Yoko Ono para lançar #IMAGINE, que a partir de um aplicativo oferece a milhões de pessoas do mundo inteiro a oportunidade de gravar suas próprias versões do clássico do Lennon usando seus aparelhos de telefones ou tablets.


Crise levou 2,6 milhões de crianças à pobreza nos países desenvolvidos

A celebração contou com falas e apresentações de celebridades como Yoko Ono, Angélique Kidjo, Hugh Jackman, Steve Harvey e a brasileira Daniela Mercury. A ocasião teve como principal objetivo chamar a atenção global para o conhecimento dos desafios dos direitos das crianças, além de juntar fundos para doações aos cuidados infantis, de saúde e educação.


Um dos destaques foi a sueca Laleh Pourkarim cantando Chiquitita na presença de Björn Ulvaeus, que havia tocado a mesma canção, no mesmo palco, 35 anos atrás com o grupo ABBA.

"Quando eu estava ouvindo Laleh cantar, refleti como as palavras mudam de sentido com o passar do tempo. Quando eu escrevi Chiquitita, era sobre uma menina consolando sua melhor amiga triste por haver perdido seu namorado. Hoje, 35 anos depois, no contexto do Unicef, a música se transformou na voz de encorajamento a todas as meninas reprimidas ao redor do mundo, que têm, de uma forma ou outra, seus espaços negados na sociedade. Uma mensagem de empoderamento a elas, pra que elas ganhem educação, independência e liberdade em relação às forças sociais que tentam amarrá-las", afirmou Björn Ulvaeus.


Casamento infantil: Unicef acredita que 22 milhões de meninas menores de 18 anos estejam casadas

Daniela Mercury, embaixadora do Unicef no Brasil, cantou Ilê Pérola Negra (O Canto do Negro) com o público dançando e aplaudindo de pé. A canção é uma homenagem à riqueza da cultura afro-brasileira oriunda da Bahia.


"As crianças negras são as que mais sentem dificuldade no Brasil, todo nós sabemos disso. Ainda existe uma exclusão, uma dificuldade de acesso aos seus direitos", afirmou a cantora que também celebrou as transformações no País depois do Estatuto da Criança e do Adolescente, também criado no Brasil há 25 anos no interior do contexto da criação da Convenção dos Direitos da Criança da ONU.

"A música toca no inconsciente das pessoas, dá um sentido de pertencimento, de origem, de respeito. Nós somos naturalmente diplomatas, pois todos os artistas são pacifistas. E com a ajuda do Unicef a música ganha ainda mais poder de transformação social", afirmou a cantora.

Anthony Lake, diretor executivo do Unicef, também estava presente e falou sobre os avanços e desafios do projeto.

"Há 25 anos, a convenção do direito da criança imaginou um mundo melhor para as crianças. Hoje comemoramos os progressos e alcances reais deste trabalho, mas ainda há milhões de crianças ao redor do mundo para alcançar, e para isso devemos criar novas abordagens, novas tecnologias, novas formas de pensar e de imaginar", afirmou.

O aplicativo lançado pela campanha possibilita pessoas do mundo todo gravarem e compartilharem suas próprias versões da canção Imagine, além de produzirem mensagens descritivas de como imaginam um mundo melhor para as crianças.

"Música e tecnologia juntos são muito poderosos", afirmou Angus Ingham, especialista em comunicação do Unicef. "Este app democratiza o processo de participação das pessoas na campanha e escapa do formato ‘vídeos exclusivos de celebridades’. Neste caso, não são apenas as celebridades cantando para o resto do mundo, mas o resto do mundo cantando com a gente e formando uma única voz. Cada voz conta, assim como cada criança. E acreditamos que cada voz ajuda na proteção das crianças". 

Cada voz captada pelo aplicativo será inserida no vídeo de lançamento da campanha ao lado de John Lennon e das outras celebridades (como um "selfie-vídeo" da música). Cada versão compartilhada fará parte de um novo remix da canção pelo produtor e DJ David Guetta, que será lançado no iTunes na véspera do Ano-Novo de 2014.

"Pense paz, seja paz, espalhe paz e imagine paz", pintou Yoko ao final do evento.

O evento encerrou com uma grande performance de Imagine, liderada pelo jovem cantor Kristian Kostov, juntando todos os convidados, e Yoko Ono sentada em um piano branco. Todos acompanhados por um coral de 65 crianças que desceram pelos corredores da parte de trás do salão para o palco.

O Unicef é um Programa das Nações Unidas com sede em Nova York que oferece assistência humanitária e de desenvolvimento a longo prazo para crianças e mães nos países em desenvolvimento.

* Carolina Caffé é socióloga, documentarista e correspondente freelancer em Nova York.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.