Rússia x Ucrânia

Internacional Paraquedistas russos desembarcam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia

Paraquedistas russos desembarcam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia

Segundo Exército ucraniano, um hospital militar local foi atacado no sétimo dia de conflitos

  • Internacional | Do R7, com informações da AFP

Kharkiv já havia sido alvo de ataques russos nas primeiras horas do dia 1º de março

Kharkiv já havia sido alvo de ataques russos nas primeiras horas do dia 1º de março

Sergey Bobok/AFP - 01.03.2022

Paraquedistas russos desembarcaram em Kharkiv, a segunda cidade ucraniana, com 1,4 milhão de habitantes, na madrugada desta quarta-feira (2), disse o Exército local, evocando os combates em andamento nessa grande cidade no leste do país.

"Tropas aéreas russas desembarcaram em Kharkiv... e atacaram um hospital militar local", disse o Éxercito ucraniano em um comunicado no Telegram. "Há uma luta acontecendo entre os invasores e os ucranianos", acrescentou.

Esse anúncio acontece no sétimo dia da ofensiva russa na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro e intensificada nesta terça-feira, após uma primeira fase sem grandes vitórias para Moscou.

Kharkiv, próxima à fronteira com a Rússia, sofreu bombardeios no dia anterior que deixaram pelo menos dez mortos e mais de 20 feridos, segundo autoridades locais.

Em Mariupol, próxima do mar de Azov, mais de uma centena de pessoas ficaram feridas nesta terça-feira por disparos russos, informou o prefeito da cidade, Vadim Boichenko.

E mais a oeste, em Kherson, cujos acessos já eram controlados pelas forças russas, assumiram o controle da estação de trem e do porto, segundo seu prefeito Igor Kolykhayev.

O Exército ucraniano havia alertado sobre manobras das tropas invasoras para cercar e atacar as principais cidades do país, incluindo Kiev, para onde se dirige uma enorme coluna de veículos e armas russas, segundo imagens de satélite.

Últimas