Paraquedistas russos desembarcam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia
Segundo Exército ucraniano, um hospital militar local foi atacado no sétimo dia de conflitos
Internacional|Do R7, com informações da AFP
Paraquedistas russos desembarcaram em Kharkiv, a segunda cidade ucraniana, com 1,4 milhão de habitantes, na madrugada desta quarta-feira (2), disse o Exército local, evocando os combates em andamento nessa grande cidade no leste do país.
"Tropas aéreas russas desembarcaram em Kharkiv... e atacaram um hospital militar local", disse o Éxercito ucraniano em um comunicado no Telegram. "Há uma luta acontecendo entre os invasores e os ucranianos", acrescentou.
Esse anúncio acontece no sétimo dia da ofensiva russa na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro e intensificada nesta terça-feira, após uma primeira fase sem grandes vitórias para Moscou.
Kharkiv, próxima à fronteira com a Rússia, sofreu bombardeios no dia anterior que deixaram pelo menos dez mortos e mais de 20 feridos, segundo autoridades locais.
Em Mariupol, próxima do mar de Azov, mais de uma centena de pessoas ficaram feridas nesta terça-feira por disparos russos, informou o prefeito da cidade, Vadim Boichenko.
E mais a oeste, em Kherson, cujos acessos já eram controlados pelas forças russas, assumiram o controle da estação de trem e do porto, segundo seu prefeito Igor Kolykhayev.
O Exército ucraniano havia alertado sobre manobras das tropas invasoras para cercar e atacar as principais cidades do país, incluindo Kiev, para onde se dirige uma enorme coluna de veículos e armas russas, segundo imagens de satélite.