Logo R7.com
RecordPlus

Parlamento Europeu vai se reunir na segunda para discutir o acordo comercial com os EUA

Encontro já estava definido antes da Suprema Corte americana derrubar tarifaço definido por Trump

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Reunião do Parlamento Europeu ocorrerá entre 23 e 24 de fevereiro para discutir o acordo comercial UE-EUA.
  • Membros votarão propostas legislativas e resolução sobre a posição do Parlamento na 14ª Conferência Ministerial da OMC.
  • A reunião foi agendada antes da Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas impostas por Trump.
  • Decisão da Suprema Corte reafirma que apenas o Congresso pode instituir e arrecadar tributos, podendo resultar em pedidos de reembolso.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Parlamento europeu também vai votar um acordo de cotas tarifárias entre o bloco e a China

Entre 23 e 24 de fevereiro, os membros do Parlamento Europeu votarão sobre as duas propostas legislativas que implementam os compromissos da União Europeia resultantes do acordo UE-EUA alcançado em 2025. Além disso, os membros votarão em um projeto de resolução que estabelece a posição do Parlamento em vista da 14ª Conferência Ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio) e sobre um acordo de cotas tarifárias entre o bloco e a China após o Brexit.

“Os membros serão informados sobre a aplicação de direitos compensatórios impostos a veículos elétricos a bateria da China e os últimos desenvolvimentos relativos à aceitação de um compromisso de preço”, apontou o Parlamento em nota.


A reunião já estava marcada antes da Suprema Corte dos EUA derrubar nesta sexta-feira (20) as tarifas impostas por Donald Trump com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês).

Suprema Corte derruba decisão

A Suprema Corte dos EUA decidiu, por 6 votos a 3, que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) não autoriza o presidente a impor tarifas, derrubando as medidas globais adotadas por Donald Trump com base em emergências ligadas ao tráfico de drogas e a déficits comerciais.


A maioria afirmou que a Constituição atribui ao Congresso o poder de instituir e arrecadar tributos e que a IEEPA não delega de forma clara autoridade para tarifas amplas e ilimitadas.

A decisão mantém entendimentos de instâncias inferiores e pode abrir espaço para pedidos de reembolso bilionários.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.