Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pedro Sánchez toma posse como primeiro-ministro da Espanha

Socialista fez seu juramento diante do rei Felipe um dia depois de ser catapultado ao poder devido à queda do conservador Mariano Rajoy

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com agências internacionais


Sánchez tomou posse em Madrid
Sánchez tomou posse em Madrid

Pedro Sánchez, líder do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), tomou posse neste sábado (2) como o primeiro-ministro da Espanha. Ele fez seu juramento diante do rei Felipe um dia depois de ser catapultado ao poder devido à queda do conservador Mariano Rajoy, deflagrada por um escândalo de corrupção. As informações são da agência de notícias Reuters.

A cerimônia ocorreu no Palácio da Zarzuela, residência dos reis espanhóis em Madrid. 

Leia também

Sánchez, de 46 anos, é um parlamentar pró-europeu que nunca fez parte do governo. Ele se torna, a partir de hoje, o sétimo governante do país desde o retorno da Espanha à democracia, no final dos anos 70.

Em pronunciamento na sexta-feira (1º), o novo premiê disse ao Congresso que seu Executivo garantirá a estabilidade e o respeito aos compromissos tomados com a Europa. O gabinete deve ser nomeado na semana que vem.

Publicidade

Histórico

O governo de Rajoy havia se iniciado em 2011 e foi marcado por tomada de medidas controversas de austeridade, implementadas em meio à crise financeira de 2008. Mas, durante sua gestão, a Espanha superou a crise e começou a liderar o crescimento da União Europeia, apesar de ainda enfrentar um índice de desemprego de 35% entre a população ativa de até 25 anos de idade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.