Logo R7.com
RecordPlus
‌

Peixe, batata frita: aos 107 anos, veterano da 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade

Considerado o homem mais velho do País de Gales, Owen Filer acredita que viver de maneira adequada fez a diferença

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Owen Filer, veterano da Segunda Guerra Mundial, completou 107 anos e atribui sua longevidade a uma dieta simples de peixe frito com batatas fritas e uma vida regrada.
  • Filer serviu no Regimento Real de Fuzileiros Galeses e na Polícia Militar, tendo estado na Índia durante o VJ Day em 1945.
  • Em seu aniversário, Filer recebeu uma placa comemorativa da SSAFA e participou de uma recepção especial no cinema mais antigo do País de Gales.
  • Filer mantém uma rotina disciplinada e, apesar das dificuldades financeiras na infância, ele não sabe ao certo o segredo para sua longevidade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Owen Filer tem quatro filhos, dez netos e 15 bisnetos Reprodução/South Wales Argus

O britânico Owen Filer, veterano da Segunda Guerra Mundial e considerado o homem mais velho do País de Gales, completou 107 anos, revelando o segredo de sua longevidade: uma alimentação que inclui peixe frito com batatas fritas e o hábito de levar uma vida regrada. Em comemoração ao aniversário, celebrado na segunda-feira (25), ele afirmou que nunca seguiu uma fórmula especial para viver tanto.

Em entrevista à BBC, Filer contou que costumava frequentar estabelecimentos especializados no prato tradicional britânico, conhecido como fish and chips. Segundo ele, a refeição era uma presença habitual em sua vida.

‌

Veja Também

“Eu nunca comi demais. Vivia de peixe com batatas fritas”, contou o idoso durante as comemorações. Ao descrever seu pedido preferido, mencionou uma porção generosa de batatas acompanhada de peixe.

Morador de Cwmbran, na região de Torfaen, no País de Gales, Filer disse que não sabe explicar como chegou aos 107 anos. “Nunca saberei como cheguei até aqui”, afirmou. Para ele, o mais importante foi trabalhar durante toda a vida e manter hábitos que considera corretos.

‌

Ele também disse que não existe um segredo específico para a longevidade, mas acredita que viver de maneira adequada fez diferença.

Veterano serviu na Índia

Nascido em 1919, Filer integrou o Regimento Real de Fuzileiros Galeses e também atuou na Polícia Militar. Durante a Segunda Guerra Mundial, esteve na Índia em agosto de 1945, quando foi anunciado o Dia da Vitória sobre o Japão, conhecido pela sigla VJ Day, que marcou o fim da guerra contra os japoneses.

‌

Em reconhecimento à trajetória militar, o veterano recebeu uma placa comemorativa da SSAFA, instituição britânica de apoio a integrantes das Forças Armadas e suas famílias. A homenagem fez parte das celebrações organizadas para marcar seu aniversário.

A programação incluiu ainda uma recepção especial no Market Hall Cinema, em Brynmawr, no País de Gales. Considerado o cinema mais antigo do país, o espaço recebeu Filer para uma sessão da comédia britânica One Good Turn, de 1955, estrelada por Norman Wisdom, um de seus atores favoritos. O veterano foi recebido com tapete vermelho e esteve acompanhado por militares e familiares.

‌

Uma das pessoas presentes foi sua filha Anne Messore, de 80 anos. Filer tem quatro filhos, dez netos e 15 bisnetos.

Ao refletir sobre a chegada aos 107 anos, ele afirmou que, quando era criança, a velhice não era uma preocupação comum em sua família. A infância foi marcada por dificuldades financeiras e pela falta de recursos básicos.

“Não tínhamos comida, não tínhamos dinheiro”, relembrou.

Darren Foote, outro veterano que participou da organização das comemorações, disse à BBC que Filer não compreendia toda a atenção recebida. Segundo ele, o aniversariante mantém uma rotina disciplinada: levanta-se pela manhã, veste uma camisa limpa, coloca a gravata e limpa os sapatos antes de começar o dia.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.