Peixe venenoso é vendido por feirante e mata casal de idosos
Vítimas apresentaram dificuldades para respirar e tremedeiras após comer carne de baiacu comprada em feira na Malásia
Internacional|Larissa Crippa*, do R7
Um casal de idosos da Malásia morreu momentos depois de consumir um baiacu ("peixe-balão"), que foi comprado em uma feira local. Ng Chuan Sing e Lim Siew Guan prepararam o animal para o almoço, fritando as fatias para servir na refeição, e passaram mal uma hora depois do consumo.
Segundo o DailyStar, os dois apresentaram dificuldades respiratórias e tremedeiras, sendo levados às pressas para o hospital. A equipe médica agiu com rapidez, mas os efeitos da intoxicação eram irreversíveis.
O caso aconteceu no dia 25 do mês passado. Guan, a esposa, morreu no mesmo dia do consumo, e seu marido, Sing, ficou em coma por dois dias,mas não resistiu e morreu. Ambos tinham por volta de 80 anos.
A filha do casal, Ng Ai Lee, informou ao jornal que os pais tinham costume de comprar peixe na feira sempre com o mesmo vendedor. Ela também expressou seu desejo de que a fiscalização sob esse tipo de alimento seja maior e que alguém seja responsabilizado pelo ocorrido.
"Espero que o governo da Malásia reforce a fiscalização e ajude a aumentar a conscientização pública sobre o envenenamento por baiacu para evitar que tais incidentes aconteçam novamente”, disse Lee.
Leia também
De acordo com a Food and Drug Administration, o baiacu é um tipo de peixe que pode conter toxinas como tetrodotoxina e saxitoxina, que são mortais e não somem no cozimento ou congelamento.
Para comercializar o animal, é necessário fazer a limpeza adequada e a venda é proibida em muitos lugares, mas estabelecimentos informais continuam fornecendo. O caso é tão sério que em alguns países, como no Japão e na Coreia do Sul, apenas chefes com pelo menos três anos de experiência podem preparar o peixe legalmente.
Indonésia acha outra baleia gigante sem vida e alimenta mistério sobre causa da sequência de mortes