Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Peru fecha fronteira aos venezuelanos sem passaporte

Obrigação de apresentar um passaporte entrou em vigor às 0h neste sábado (25) — mesma decisão tomada pelo Equador há quase uma semana

Internacional|Plínio Aguiar, do R7, com Agências Internacionais

Peru fecha fronteira aos venezuelanos sem passaporte neste sábado
Peru fecha fronteira aos venezuelanos sem passaporte neste sábado Peru fecha fronteira aos venezuelanos sem passaporte neste sábado

O Peru fechou sua fronteira aos imigrantes venezuelanos sem passaporte neste sábado (25). Apenas crianças e idosos podem entrar no País, como informou o jornal La República.

O país informou na última quarta-feira (22) que poderia conceder vistos humanitários para os venezuelanos em situações vulneráveis, como crianças, idosos e mulheres grávidas que não têm passaporte, dias depois que o governo decidiu endurecer as exigências para entrar no país. No entanto, a obrigação de apresentar um passaporte entrou em vigor às 0h deste sábado — mesma decisão tomada pelo Equador há quase uma semana, destacou a EFE.

Durante a semana, o primeiro-ministro, César Villanueva, afirmou que a medida de solicitação do passaporte não implica "fechar as portas", mas ter um melhor controle migratório, porque os documentos de identidade que os venezuelanos mostram agora para entrar no país não fornecem todas as informações necessárias.

"Por decisão expressa do presidente (Martín) Vizcarra vamos contemplar as questões das crianças, mulheres que estão em processo de gestação, idosos, terão um tratamento atencioso em relação a essas exigências que estamos tomando", disse Villanueva em conferência de imprensa.

O ministro do Exterior peruano, Néstor Popolizio, afirmou em uma reunião com um grupo de jornalistas na noite de terça-feira que o visto humanitário seria aplicado em casos "excepcionais", para não deixar crianças ou idosos sem passaporte desamparados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.