Logo R7.com
RecordPlus

Peru vai destruir plantações de coca em principal região de tráfico

Forças de segurança do país vão atuar pela primeira vez em uma região do tamanho de Porto Rico e que fornece 70% da cocaína produzida no país

Internacional|Do R7

  • Google News

Forças da segurança do Peru irão começar a destruir plantações ilegais de coca pela primeira vez em uma região de selva que produz a maior parte da cocaína do país, anunciou o governo peruano nesta quinta-feira. 

Autoridades querem reverter um crescimento na produção de cocaína e tirar vantagem do enfraquecimento de rebeldes que apoiam o tráfico de drogas, afirmou o ministro do Interior, Carlos Morán.


Operação de 45 dias

Uma operação de 45 dias na região do Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (Vraem), com início em 1º de novembro, tem objetivo de destruir 750 hectares, de plantações de coca. Segundo Morán, a destruição de plantações na região será mais intensa no próximo ano, sem dar mais detalhes. 


Leia também

A região do Vraem tem o tamanho de Porto Rico e foi responsável por cerca de 70% da cocaína produzida no Peru em 2016, ano mais recente de dados disponíveis em relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). 

Em 2017, plantações ilegais de coca eram responsáveis por 24 mil hectares na região do Vraem, segundo Morán. Isto é 20% mais alto que os 20 mil hectares de coca estimados pelo UNODC para 2016, que já representava um aumento de 11% em relação a 2015. 

O Peru é o segundo maior produtor de cocaína do mundo, atrás da Colômbia, de acordo com Washington. A produção potencial de cocaína no Peru atingiu um recorde de 25 anos em 2017, afirmou a Casa Branca no ano passado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.