Piloto que pousou avião em milharal diz que equipe evitou tragédia

Damir Yusupov diz que desfecho feliz do acidente, provocado por choque da aeronave com pássaros, se deveu a uma tripulação 'rápida e profissional'

Piloto russo Yusupov rejeitou o título de herói

Piloto russo Yusupov rejeitou o título de herói

Reprodução / Reuters TV - 16.8.2019

Damir Yusupov é o piloto responsável pela aterrissagem considerada milagrosa de um avião em um milharal na Rússia, após a aeronave perder os dois motores por conta do choque com um grupo de pássaros. Ele salvou a vida de 233 pessoas, mas, como todo piloto, dispensou o título de herói e diz que o desfecho feliz do acidente se deveu a uma tripulação “coordenada, rápida e profissional”.

O piloto contou que as decisões sobre o pouso no milharal foram compartilhadas com seu copiloto, Georgy Murzin, que está hospitalizado devido a lesões leves no peito. “Quanto à equipe de cabine, eles pensaram rápido e rapidamente abriram as portas, seguindo todos os protocolos. Acho que tivemos menos feridos por conta das ações da equipe”, disse Yusupov a repórteres em Moscou.

Ao todo, 70 pessoas foram feridas no pouso, nenhuma com gravidade.

Avião bateu em gaivotas

O acidente que chamou a atenção de todo mundo ocorreu com uma aeronave da Ural Airlines que decolou do Aeroporto Internacional de Zhukovsky, nos arredores de Moscou.

Depois de poucos minutos no ar, o avião foi atingido por um bando de gaivotas. Alguns dos animais foram sugados para dentro das turbinas, provocando danos que fizeram os dois motores morrer. O trem de pouso também parou de funcionar.

Yusupov conta que, quando seu copiloto percebeu que não seria possível ganhar altitude para retornar ao aeroporto, eles decidiram usar o milharal como pista para o pouso forçado.

“Eu não estava assustado”, disse o piloto a repórteres em Moscou. “Vi a plantação de milho à minha frente e imaginei que iríamos pousar de forma mais ou menos suave. Tentei minimizar a nossa velocidade de descida para tocar o chão de forma tranquila e deslizar suavemente.”

EM FOTOS: Passageiros falam sobre pânico durante pouso em milharal