Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia atira gás lacrimogêneo em manifestantes no Sudão

Alguns na multidão reunida em Cartum, capital do país, entoavam um cântigo com um slogan usado amplamente durante a Primavera Árabe de 2011

Internacional|

Multidão está descontente com o aumento dos preços
Multidão está descontente com o aumento dos preços Multidão está descontente com o aumento dos preços

Forças de segurança atiraram gás lacrimogêneo em centenas de pessoas que tentavam marchar ao palácio do presidente Omar al-Bashir, em Cartum, capital do Sudão, nesta segunda-feira, para protestar contra preços crescentes e exigir que ele renunciasse. 

Oficiais fizeram dúzias de prisões, outros assistiram do topo de prédios e veículos armados com metralhadoras estacionaram nas ruas ao redor do protesto. 

Veja a galeria: Sudão do Sul chega a acordo de paz, mas medo ainda prevalece

Alguns na multidão cantaram: “O povo quer a queda do regime”, um slogan usado amplamente durante a Primavera Árabe de 2011, que derrubou líderes ao redor do mundo muçulmano. 

Publicidade

Raiva sobre o crescimento dos preços, falta de commodities básicas e crise de dinheiro abasteceram manifestações no Sudão nas últimas duas semanas. Figuras de oposição e alguns sindicatos convocaram uma marcha na capital nesta segunda-feira, véspera das comemorações da independência do Sudão. 

Leia também

Ativistas acusam Bashir e seus serviços de segurança de usarem violência excessiva. Mas o ministro do Interior, Ahmed Bilal Othman, disse nesta segunda-feira que os protestos foram “limitados” e “tratados de acordo com a lei”. 

Publicidade

“Enquanto as manifestações sobre combustível e falta de pão podem ser justificadas, há entidades tentando usá-las para o caos… Vemos os protestos recuando”, disse à Reuters.

Em Cartum, nesta segunda-feira, a principal manifestação quebrou-se em protestos menores, disseram testemunhas. 

Veja a galeria: Médico que atende refugiados no Sudão do Sul ganha prêmio da Acnur

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.