Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia mata dezenas de manifestantes no Cazaquistão

Protestos ocorrem após o aumento do preço do gás; Rússia e seus aliados enviaram 'força coletiva de manutenção da paz' ao país

Internacional|

Manifestantes participam de um comício contra o aumento dos preços do gás no Cazaquistão
Manifestantes participam de um comício contra o aumento dos preços do gás no Cazaquistão Manifestantes participam de um comício contra o aumento dos preços do gás no Cazaquistão

A polícia matou dezenas de manifestantes na madrugada desta quinta-feira (6), quando tentavam invadir prédios administrativos no Cazaquistão. O país da Ásia Central enfrenta protestos sem precedentes após o aumento do preço do gás.

"Na noite passada, as forças extremistas tentaram invadir prédios administrativos no departamento de polícia da cidade de Almaty, assim como em departamentos locais e delegacias", declarou o porta-voz da polícia Saltanat Azirbek, citado pelas agências de notícias Interfax-Kazakhstan, TASS e Ria Novosti.

"Dezenas de agressores foram eliminados", afirmou, acrescentando que as identificações estão sendo feitas.

Segundo Azirbek, uma operação "antiterrorista" está em andamento em um dos bairros de Almaty, capital econômica do país, onde os confrontos foram mais violentos. 

Publicidade

Nas imagens veiculadas pela imprensa e nas redes sociais, vêem-se lojas sendo saqueadas, e vários prédios administrativos atacados e queimados em Almaty. Também é possível ouvir disparos de armas automáticas.

Leia também

A Rússia e seus aliados na Organização do Tratado de Segurança Coletiva anunciaram nesta quinta-feira (6) o envio de uma "força coletiva de manutenção da paz" ao Cazaquistão, conforme solicitado pela ex-república soviética.

De acordo com o Ministério do Interior do Cazaquistão, citado pela imprensa local, pelo menos oito membros das forças de segurança foram mortos e 317 ficaram feridos. Agências de notícias afirmam, por sua vez, que há pelo menos 12 mortos e 353 feridos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.