Logo R7.com
RecordPlus

Polícia turca usa gás lacrimogêneo em protesto contra aumento de poder do presidente

Internacional|Do R7

  • Google News

ANCARA (Reuters) - A polícia turca usou gás lacrimogêneo e canhão de água para dispersar centenas de pessoas que se reuniram do lado de fora do Parlamento, nesta segunda-feira, para protestar contra um projeto que muda a Constituição para ampliar os poderes do presidente Tayyip Erdogan.

O Partido Republicano do Povo (CHP), principal legenda de oposição, assim como diversas organizações não governamentais e associações de advogados estão entre os grupos que convocaram o protesto na capital turca, Ancara.


Muitos manifestantes foram forçados pela polícia a recuar dos portões do complexo do Parlamento ao longo de uma via principal, de acordo com testemunhas da Reuters.

Está prevista para esta segunda-feira a discussão no Parlamento da reforma constitucional que introduziria um sistema de Presidência executiva na Turquia.


O projeto deve ser aprovado no Parlamento, que é dominado pelo partido governista AKP, e depois será submetido a um referendo popular.

(Reportagem de Umit Bektas)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.