Policiais matam cachorros a tiros e imobilizam o tutor dos animais com arma de choque
Cães teriam atacado uma mulher antes do ocorrido e ficaram agressivos; dono foi preso em conexão com incidente
Internacional|Maria Cunha*, do R7
Imagens angustiantes mostram o momento em que policiais imobilizaram um homem com uma arma de choque e mataram os dois cães dele a tiros, no último domingo (7), na frente de testemunhas, que ficaram horrorizadas.
Vários oficiais da Polícia Metropolitana, inicialmente, parecem seguir o homem, que está segurando os dois cachorros firmemente na coleira, e passa por um quarteirão de apartamentos, perto de um canal, no bairro de Limehouse, em Londres, no Reino Unido.
Um policial é ouvido dizendo: "Precisamos avaliar seus cães e avaliar você", enquanto os animais latem alto. A situação, no entanto, rapidamente se transforma em um confronto acalorado no qual os dois cães são mortos a tiros.
A Polícia Metropolitana disse que os cães atacaram uma mulher antes do incidente e se tornaram agressivos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Uma testemunha, que gravou a cena — publicada no Twitter —, por volta das 17h30, disse ao portal britânico Mirror Online que viu sangue escorrer dos cães na beira do canal.
"Não parecia proporcional. É inacreditável", disse a mulher de 25 anos, que pediu para ser chamada de MB. "Foi tão chocante. Eu não percebi que era uma arma de verdade até que os cachorros estavam completamente caídos no chão. Havia sangue saindo deles."
A mulher também disse nunca ter visto nada assim. "Você ouve falar dessas coisas acontecendo na América, mas não aqui. O que quer que tenha acontecido, não é uma desculpa para terminar assim", afirmou a testemunha. "Alguns dos outros vizinhos gritavam 'é nojento' e 'não estamos na América'."
Leia também
O homem, que MB acredita ser um sem-teto, ainda pode ser ouvido implorando a vários policiais e xingando-os. Ele é visto segurando os dois cães antes de soltá-los, momento em que um dos cachorros é morto a tiros. O segundo cão é filmado em um segundo clipe curto.
"Ele ficou traumatizado. Ele disse 'vocês podem muito bem me matar' para os policiais depois", disse MB, que nasceu e foi criada em Londres."Eram muitos policiais. Deviam ser seis cercando ele e os cachorros sozinhos. Quando você precisa de um policial, às vezes você não consegue ajuda ou tem que esperar."
Um porta-voz das autoridades disse: "A polícia foi chamada logo após as 17h do domingo, 7 de maio, para uma mulher sendo atacada por um cachorro na Commercial Road. Os policiais compareceram ao local onde o comportamento agressivo de dois cães era uma preocupação considerável e representava uma ameaça significativa para eles".
Também foi dito que um homem foi preso em conexão com o incidente por ter um cachorro perigosamente fora de controle e por crimes de agressão, o qual foi levado sob custódia da polícia, após os policiais dispararem um taser nele.
"Nenhuma pessoa foi levada ao hospital. Ambos os cães foram destruídos pela polícia no local. Esta nunca é uma decisão fácil para qualquer policial tomar, mas a polícia tem o dever de agir quando necessário antes que qualquer outro ferimento seja causado. A Diretoria de Padrões Profissionais da Polícia Metropolitana revisará as circunstâncias do incidente."
*Sob supervisão de Fabíola Glenia