Polonês considerado o homem mais velho do mundo morre aos 113 anos
Yisrael Kristal morava em Israel e sobreviveu ao Holocausto
Internacional|Do R7

O polonês Yisrael Kristal, considerado o "homem mais velho do mundo", morreu na última sexta-feira (11) aos 113 anos. As informações são da rede de notícias BBC.
Kristal era sobrevivente do Holocausto e comemoraria seu 114º aniversário no mês que vem. Ele vivia em Haifa, Israel, e ganhou as manchetes quando decidiu celebrar seu bar mitzvah — cerimônia que consagra um jovem judeu, geralmente aos 13 anos de idade, como um membro maduro na comunidade judaica — com um século de atraso.
Nascido em 1903 no vilarejo de Zarnow, na Polônia, Kristal não teve chance de fazer a celebração original porque o ano de seu 13º aniversário foi marcado pelo início da Primeira Guerra Mundial. Ele perdeu seus pais no conflito.
Com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista em 1939, o homem foi mandado para os campos de concentração de Auschwitz — onde também perdeu sua mulher e os dois filhos. Kristal foi se mudar para Israel apenas em 1950, com sua segunda mulher e os filhos do casal.
Em março de 2016, o polonês foi considerado o homem mais velho do mundo pelo Guinness, o Livro dos Recordes. À ocasião, ele afirmou não conhecer o segredo da longevidade.
— Há homens mais espertos, fortes e bonitos que eu e que já morreram.
A filho de Kristal afirmou ao site de notícias israelense Ynet qeu ele morreu na tarde de sexta-feira depois de ficar doente na terça.
— Apesar de tudo o que ele passou, de perder a família no Holocausto, ele era muito otimista e sempre via a luz e o bem em tudo.













