População de Xangai reclama de filas para fazer teste de Covid após fim do lockdown
Comprovante de que a pessoa não está com a doença precisa ser apresentado para entrar em locais públicos e no transporte
Internacional|Do R7
O alívio dos moradores de Xangai com a flexibilização do lockdown de dois meses devido à Covid-19 está dando lugar à frustração, já que eles enfrentam horas em filas para fazer testes de Covid e precisam mostrar o resultado negativo para poder entrar em espaços públicos.
A maior cidade e centro de negócios da China suspendeu o lockdown para a maioria de seus 25 milhões de habitantes na quarta-feira. Mas os cidadãos são obrigados a provar que fizeram teste de Covid nas últimas 72 horas para entrar em áreas como shoppings e escritórios — ou até mesmo usar metrô e ônibus.
As autoridades construíram 15.000 locais para testes e treinaram milhares de trabalhadores. Ainda assim, longas filas, em meio ao calor do início do verão, se tornaram uma visão comum na quarta e na quinta-feira, com algumas pessoas dizendo que haviam esperado duas horas.
Uma foto postada nas mídias sociais mostrava uma placa em um estande que alertava para uma espera de 4 horas e meia.
"Deixei o pesadelo do lockdown apenas para entrar no pesadelo dos testes de PCR de 72 horas", disse uma moradora de Xangai no Weibo, recusando-se a fornecer o nome.
Leia também
"É problemático, mas não temos escolha", disse Xu Xiaojun, outro morador. "Isso é para o bem de todos."
Outras cidades, como Pequim e Shenzhen, impuseram requisitos semelhantes sob uma política nacional de Covid zero que visa cortar todas as cadeias de infecção.