Logo R7.com
RecordPlus

Por que Donald Trump não estava algemado quando entrou no tribunal?

Apesar de protocolo prever escolta e algemas até sessão de tribunal, político foi exceção 

Internacional|Larissa Crippa*, do R7

  • Google News
Ex-presidente não foi algemado e não terá suas fotos na delegacia divulgadas
Ex-presidente não foi algemado e não terá suas fotos na delegacia divulgadas

O ex-presidente Donald Trump se apresentou ao Tribunal de Justiça de Nova York na última terça-feira (4) para tomar conhecimento das 34 acusações que terá de responder. Normalmente, neste tipo de situação, o réu entra algemado mesmo que ainda não tenha sido julgado ou preso. Mas isso não aconteceu com o ex-presidente dos Estados Unidos, que não teve suas mãos presas e entrou na Corte caminhando normalmente.

Este fato levantou muitos questionamentos e as pessoas se expressaram nas redes sociais. Havia quem estivesse surpreso, outros decepcionados e insatisfeitos.


"Nenhum acusado deveria receber tratamento especial", escreveu um usuário no Twitter. Uma outra postou: "fiz ISSO no meu quarto quando soube que Trump não seria algemado". Veja abaixo:

Certamente os advogados do empresário trabalharam duro para preservar sua imagem, como informou a agência AFP, mas a entrada livre e a não divulgação das fotos na cadeia são medidas tomadas, na realidade, de acordo com a constituição americana.


O documento prevê imunidade temporária para presidentes que estejam enfrentando acusações e, assim, eles têm algumas regalias que réus comuns não possuem. Mesmo que o mandato de Trump já tenha acabado, o processo que ele enfrenta é referente à época em que estava exercendo a função de presidente, portanto, tem direito ao benefício. Por isso não precisou ser algemado quando chegou ao Tribunal.

Trump também teve de tirar foto para a ficha policial, conhecida como 'mugshot', mas ela não foi divulgada. Tradicionalmente esta imagem é sempre divulgada no site das autoridades responsáveis e servem para alertar a população sobre os criminosos. Porém, considerando o tamanho e a relevância de Trump, foi decidido que o compartilhamento da foto não seria necessário, podendo, inclusive, criar situações vexatórias.

Esse protocolo, estranhado até por alguns brasileiros, é só uma das diferenças que o sistema político americano tem em relação a tantos outros.

Leia também

Veja imagens de protestos pró e contra Trump nos arredores do tribunal de Manhattan, em NY

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.