Por que soldados russos estão usando motos elétricas na guerra contra a Ucrânia
Exército de Putin investe em mobilidade rápida e silenciosa em resposta ao monitoramento de drones ucranianos
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Soldados da Rússia estão substituindo veículos blindados por motocicletas como uma nova tática na guerra contra a Ucrânia. Mesmo com os drones ucranianos que monitoram o campo de batalha, as tropas russas conseguem se infiltrar rapidamente e de forma discreta usando as motos.
A mobilidade rápida e silenciosa é uma vantagem estratégica que está sendo aplicada na região de Pokrovsk, segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia.
LEIA MAIS
Até então, a Rússia apostava em ataques em massa. Em 2023, na região de Bakhmut, o exército de Vladimir Putin enviou soldados para a linha de frente, mesmo sabendo que muitos poderiam ser mortos. O objetivo era forçar os ataques de defesa ucranianos a revelar suas posições.
“Agora a intenção é que o maior número possível desses militares se aproxime das posições ucranianas. Eles não estão sendo enviados para serem mortos”, disse Mason Clark, diretor do Projeto de Defesa da Europa no Instituto para o Estudo da Guerra, em entrevista à CNN.
A nova tática aposta em cercar as tropas ucranianas, aproximando-se dos militares de forma discreta. Pequenos grupos, geralmente com três soldados, entram sorrateiramente em áreas urbanas, tornando mais difícil para os drones rastrearem seus movimentos.
Para Clark, a estratégia mostra que a Rússia está aceitando avanços lentos, em vez das ofensivas rápidas dos primeiros anos da guerra. Um soldado ucraniano não identificado disse à CNN que cerca de cem desses pequenos grupos russos podem passar pela região por dia. “Eles contam com o fato de que dois serão destruídos, mas um ainda conseguirá chegar à cidade e se estabelecer lá”, comentou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














