Poroshenko reconhece derrota nas eleições presidenciais da Ucrânia
Atual presidente prometeu ligar para Volodymyr Zelenskiy, comediante que venceu presidência, e disse que vai deixar cargo no mês que vem
Internacional|Da EFE
O atual presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, reconheceu neste domingo sua derrota no segundo turno das eleições presidenciais diante do ator Vladimir Zelenski e disse que deixará o cargo de chefe de Estado "no mês que vem".
"Quando vejo os resultados das pesquisas de boca de urna (mais de 70% dos votos para Zelenski), são evidentes. É motivo para ligar para meu oponente e parabenizá-lo", afirmou Poroshenko em seu comitê de campanha, acompanhado de sua equipe e sua esposa.
"Já no mês que vem deixarei o cargo de chefe de Estado", acrescentou o presidente, que governa o país há cinco anos.
Leia também
Candidatos à Presidência da Ucrânia trocam insultos em debate final
Rússia e Ucrânia: uma guerra de independência adiada
Rússia espera que candidato 'menos ruim' vença eleição ucraniana
Comediante Vladimir Zelenski quer derrubar elite política na Ucrânia
Ucranianos vão às urnas para escolher entre velha e nova política
"Assim decidiu a maioria dos ucranianos e percebo esta decisão. Deixarei o escritório presidencial, mas não sairei da política", afirmou Poroshenko, que não revelou detalhes sobre seu futuro e só indicou que "seguirá servindo ao país".
"Como um dos líderes políticos importantes do país, continuarei servindo à Ucrânia e defendendo a integração na União Europeia (UE) e na Otan, a descentralização, a segurança e as reformas contra a corrupção", afirmou.
Segundo Poroshenko, Zelenski, de 41 anos e sem experiência política, terá que enfrentar "uma oposição muito forte" e isso só beneficiará o país.
Ao mesmo tempo, afirmou que o comediante poderá contar com sua ajuda para a transição.
"Entre o anúncio oficial (do resultado das eleições) e a posse, estou pronto para passar tempo, sem nenhuma restrição, com o novo presidente para explicar os mínimos detalhes", disse Poroshenko, que recebeu grande aplausos dos seus simpatizantes.