Prefeitura na Itália usa xingamento oculto em senha de cartão dos funcionários
Código gerado pelo governo para uso do cartão trazia de maneira disfarçada as palavras “estúpido” e “idiota”
Internacional|Do R7
No final do ano, a prefeitura de Bolonha, na Itália, deu de presente a seus funcionários um cartão que dá acesso gratuito a museus, teatros e cinemas da cidade. Para ativar o cartão, conhecido como Card Cultura, era necessário usar uma senha, enviada pelo governo. Esse código, no entanto, escondia um xingamento.
A senha é “27UP1d0c0c091ion3”. Substituindo os números por letras graficamente semelhantes, formam-se as palavras “stupido” e “coglione”, que podem ser traduzidas como “estúpido” e “idiota”, em português. Em italiano, “coglione” tem significado bastante ofensivo, fazendo referência aos testículos de uma forma vulgar.
O cartão foi enviado para os cerca de quatro mil funcionários municipais de Bolonha como um “sinal de gratidão pelo seu trabalho e um convite para se tornar testemunha da cultura bolonhesa, explorando, valorizando e compartilhando a riqueza de nosso patrimônio cultural”. A mensagem era assinada pelo prefeito da cidade, Matteo Lepore.
O jornal italiano La Repubblica afirma que a carta e a senha foram enviadas pela fundação Bologna Welcome, órgão oficial da cidade italiana responsável por promover o turismo na região. Após a denúncia, a fundação afirmou ter cancelado a senha e lamentou o incidente. Também destacou que abriu uma investigação interna para descobrir os responsáveis.
O sindicato SGB (Sindacato Generale di Base) foi o primeiro a decifrar a senha. “A senha ‘stupido coglione’? É esse adjetivo significativo dirigido aos funcionários municipais?”, disse em nota divulgada na imprensa italiana.
“Os funcionários municipais podem ser idiotas…, mas não tão estúpidos a ponto de não conseguir decifrar o código alfanumérico da gíria social, ficar calado e aceitar a zombaria de sua carta”, acrescenta.
Segundo o sindicato, o cartão também seria o único benefício de assistência social previsto no novo contrato firmado entre os trabalhadores e o governo.
O cartão Card Cultura, também disponível em versão digital, é vendido por €25 (cerca de R$ 160) e dá direito a 12 meses de ingresso gratuito ou com preço reduzido a museus, teatros, festival e atividades culturais em Bolonha.