Premiê canadense anuncia incentivos à produção nacional de armamentos
Mark Carney quer aumentar quantidade de armas compradas de empresas locais, na contramão da dependência do mercado americano
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou nesta terça-feira (17) planos para aumentar a quantidade de armas que o país compra de empresas nacionais. Atualmente, 70% do orçamento canadense para armamentos é gasto com produtos dos Estados Unidos, número que o líder considera excessivo.
Segundo Carney, o país investirá US$ 180 bilhões em aquisições de defesa, US$ 290 bilhões em infraestrutura de segurança e criará mais benefícios para incentivar companhias locais. O premiê afirma que a estratégia visa fortalecer a soberania canadense, mas não promover o isolamento.
Os Estados Unidos e outros aliados criticam os gastos do país com defesa. Em junho de 2025, o governo prometeu aumentar o financiamento das forças armadas e atingir a meta de 2% em gastos militares da Otan cinco anos antes do combinado.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!











