Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Premiê de Israel pede a criação de Estado para a Palestina

Primeiro-ministro Yair Lapid disse que solução seria benéfica para a economia e o futuro do país, além da própria segurança 

Internacional|

Primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, durante Assembleia-Geral da ONU
Primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, durante Assembleia-Geral da ONU Primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, durante Assembleia-Geral da ONU

O primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, pediu nesta quinta-feira (22) uma solução de dois Estados para resolver décadas de conflito entre israelenses e palestinos e reafirmou que Israel fará "o que for preciso" para impedir o Irã de desenvolver uma bomba nuclear.

A menção a uma solução de dois Estados, a primeira de um líder israelense em anos na Assembleia-Geral das Nações Unidas, ecoou o apoio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em agosto, em Israel, à proposta há muito adormecida.

"Um acordo com os palestinos, baseado em dois Estados para dois povos, é a coisa certa para a segurança de Israel, para a economia de Israel e para o futuro de nossos filhos", disse Lapid.

O premiê acrescentou que qualquer acordo estaria condicionado a um Estado palestino pacífico, que não ameaçaria Israel.

Publicidade

Lapid falou menos de seis semanas antes da eleição que acontece no dia 1º de novembro e que pode devolver o poder ao ex-primeiro-ministro de direita Benjamin Netanyahu, um oponente de longa data da solução de dois Estados.

Israel capturou Jerusalém Oriental, Cisjordânia e Gaza — áreas que os palestinos buscam para um Estado independente — em uma guerra no Oriente Médio em 1967. As negociações de paz entre israelenses e palestinos patrocinadas pelos EUA fracassaram em 2014.

Publicidade

Em discurso, Lapid novamente denunciou o Irã e expressou a determinação de Israel de impedir que o antigo inimigo obtenha uma arma nuclear.

"A única maneira de impedir o Irã de obter uma arma nuclear é colocar uma ameaça militar convincente na mesa", disse ele. "Temos capacidades e não temos medo de usá-las."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.