Presidente colombiano prorroga cessar-fogo com Farc até dezembro
Juan Manuel Santos espera ter novo acordo de paz antes do fim do ano
Internacional|Ansa

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou que prorrogará o cessar-fogo com a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) até o fim do ano, em uma medida que visa a promover os esforços para salvar o acordo de paz rejeitado em referendo pela população.
Santos deu a notícia em pronunciamento na televisão logo após um encontro com estudantes, os quais fizeram uma manifestação para pedir que o acordo de paz entre em vigor.
"Tomei a decisão de prorrogar o cessar-fogo bilateral até 31 de dezembro. Que fique claro: isto não é um ultimato ou um prazo irrevogável, mas espero que todos esse processo para ter um novo acordo termine antes", explicou o presidente colombiano.
"Outras vidas, de soldados e de guerrilheiros, estão em jogo", ressaltou Santos, que foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz deste ano por sua tentativa de chegar a um acordo com as Farc e colocar fim a um conflito de meio século no país.
"O único prêmio a que aspiramos é a paz para Colômbia", diz líder das Farc
Presidente colombiano dedica Nobel ao povo e diz que prêmio é estímulo para a paz no país
As negociações de paz com as Farc foram iniciadas há 4 anos pelo governo colombiano e ocorreram em Cuba. As duas partes chegaram a um consenso, mas Santos quis submeter o acordo à avaliação popular para ter legitimidade.
Nas urnas, por uma estreita margem de votos, o "não" venceu. O ex-presidente Álvaro Uribe, que é contrário ao acordo, fez uma forte oposição para que o texto não fosse aprovado em referendo.
Agora, Santos tenta convencer os opositores a aceitarem o acordo e seguir adiante. O cessar-fogo vigorará até 31 de dezembro de 2016, mas o presidente espera que o acordo de paz entre em vigor antes.
Após mais de 50 anos, chega ao fim nesta segunda-feira, dia 26, o mais sangrento conflito interno da América Latina com a assinatura de um acordo de paz entre as autoridades de Bogotá e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (F...
Após mais de 50 anos, chega ao fim nesta segunda-feira, dia 26, o mais sangrento conflito interno da América Latina com a assinatura de um acordo de paz entre as autoridades de Bogotá e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Governo da Colômbia assina acordo de paz com Farc e encerra 52 anos de guerra



























