Logo R7.com
RecordPlus

Presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika renuncia ao cargo

Mandatário havia anunciado que deixaria poder antes do dia 28 de abril. Protestos populares e pedido de Chefe do Exército motivaram decisão

Internacional|Giovanna Orlando, do R7, com agências internacionais

  • Google News
Presidente da Argélia, Bouteflika, renuncia cargo
Presidente da Argélia, Bouteflika, renuncia cargo

O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, renunciou ao cargo nesta terça-feira (2). 

Um dos motivos para a renúncia do mandatário de 82 anos são os inúmeros protestos contra o seu mandato e o pedido de renúncia do Chefe do Exército.


A decisão de Bouteflika foi divulgada pouco depois do chefe do Estado-Maior do Exército da Argélia, Ahmed Gaid Salah, ter pedido uma "solução constitucional" para tirar o país da crise.

Salah sugeriu usar os artigos 7, 8 e 102 da Constituição, que permitem destituir o presidente, gravemente doente desde 2013, quando sofreu um derrame cerebral.


O mandatário havia anunciado na segunda-feira (1) que deixaria o poder antes do dia 28 de abril. Ele chegou a considerar uma reeleição, mas desistiu. 

Presidente da Argélia desde 1999, Bouteflika sofre com as consequências provocadas pelo derrame cerebral sofrido em 2013. O problema fez com que ele praticamente não falasse em público e passasse a se deslocar em cadeiras de rodas.

Bouteflika voltou ontem à Argélia após passar 15 dias internado em um hospital da Suíça. Não há informações sobre o verdadeiro estado de saúde do agora ex-presidente do país.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.