Presidente da Coreia do Sul irá a Pyongyang em voo direto
Moon Jae-in e Kim Jong-un terão cúpula entre 18 e 20 de setembro para continuar negociações do processo para restabelecer a paz nas Coreias
Internacional|da Ansa
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, viajará na semana que vem para Pyongyang, na Coreia do Norte, em um voo direto, ao invés de passar por um país terceiro, como costumava acontecer em ocasiões do tipo.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14) pelo porta-voz de Moon, Kwun Hyuk-ki, após um encontro operacional realizado no vilarejo de Panmunjom, na zona desmilitarizada entre os dois países.
No próximo domingo (16), uma equipe do Sul partirá por terra para o Norte, com o objetivo de definir os últimos detalhes da cúpula.
Leia também
A terceira reunião entre Moon e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, acontecerá de 18 a 20 de setembro e poderá ser acompanhada por até 200 "visitantes" de Seul. Os encontros anteriores ocorreram em 27 de abril e 26 de maio, sempre em Panmunjom.
Também nesta sexta, as Coreias abriram um "escritório de ligação" que fará um serviço de comunicação contínuo entre os dois lados. O gabinete fica em Kaesong, cidade fronteiriça da Coreia do Norte.
Seul e Pyongyang vêm tentando se reaproximar desde o início de 2018, após os ventos de guerra que sopraram na península em 2017. Paralelamente, Kim também negocia a desnuclearização de seu regime com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.