Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Turquia jogou carta com ameaças de Trump no lixo

Fonte diplomática turca informou que Erdogan ignorou o pedido e as ameaças de 'destruir a economia do país' feitas pelo presidente norte-americano

Internacional|Da EFE

'Carta foi ignorada por Erdogan', informou diplomata
'Carta foi ignorada por Erdogan', informou diplomata 'Carta foi ignorada por Erdogan', informou diplomata

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, jogou no lixo a carta que recebeu do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual o americano pedia um acordo sobre a ofensiva turca no nordeste da Síria, caso contrário destruiria a economia do país eurasiático.

"A carta de 9 de novembro foi rejeitada pelo presidente Erdogan e jogada no lixo", informou nesta quinta-feira uma fonte diplomática turca ao jornal Hürriyet.

A mesma fonte acrescentou que a resposta mais direta à carta foi a Turquia ter iniciado no mesmo dia 9 a ofensiva militar no nordeste da Síria, operação que busca expulsar da região as milícias curdo-sírias que são consideradas "terroristas" pelo governo turco.

Leia também

Na carta, Trump advertia o presidente turco sobre as possíveis consequências do início das operações militares.

Publicidade

"Você não quer ser responsável pelo massacre de milhares de pessoas, e eu não quero ser responsável pela destruição da economia turca — e a destruirei", afirmou Trump na carta.

O conteúdo da carta, revelado por uma jornalista da emissora Fox News no Twitter, foi amplamente criticado pelo uso de um vocabulário pouco frequente nas comunicações entre dois presidentes.

Publicidade

"A história o verá de forma favorável se fizer isto bem e de forma humana. Mas sempre o verá como o demônio se não acontecerem coisas boas", alertou o governante americano.

Retirada das tropas norte-americanas da Síria

Publicidade

Trump anunciou na semana passada a retirada das tropas americanas da Síria, uma decisão que permitiu a implementação da intervenção militar turca e que recebeu críticas do Partido Republicano, do qual presidente faz parte.

Nesta semana, Washington já sancionou três ministros do governo da Turquia, além de anunciar um aumento das tarifas sobre o aço turco como represália pela ofensiva na Síria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.