Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Turquia pede ao Parlamento que aprove adesão da Finlândia à Otan

Recep Tayyip Erdogan recebeu o mandatário finlandês Sauli Niinistö para concluir negociação que se arrastou por meses

Internacional|

Sauli Niinistö (à esq.) ao lado de Recep Tayyip Erdogan (à dir.) em visita a Ancara
Sauli Niinistö (à esq.) ao lado de Recep Tayyip Erdogan (à dir.) em visita a Ancara Sauli Niinistö (à esq.) ao lado de Recep Tayyip Erdogan (à dir.) em visita a Ancara

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu ao Parlamento do país, nesta sexta-feira (17), que aceite o pedido de adesão da Finlândia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

"Decidimos iniciar em nosso Parlamento o processo de adesão da Finlândia à Otan", informou Erdogan, após receber o homólogo finlandês, Sauli Niinistö, em Ancara.

Dos 30 membros da Aliança Transatlântica, 28 aprovaram o pedido de integração do país europeu. Falta apenas o aval de Turquia e Hungria. O governo de Budapeste comunicou na quinta-feira (16) que vai submeter a solicitação a uma votação no Legislativo em 27 de março.

Em junho de 2022, a Otan acolheu as candidaturas de Finlândia e Suécia. Ambas puseram fim a décadas de não alinhamento militar, devido à ofensiva russa na Ucrânia.

Publicidade

A Turquia havia dito que concordaria com a aprovação se os dois países dessem garantias de que deixariam de oferecer proteção aos militantes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a quem acusa de serem "terroristas".

Erdogan continua bloqueando a adesão da Suécia, mas reconheceu que a Finlândia tomou "medidas concretas" nos últimos meses para atender às exigências de Ancara.

MiG-29 entregues à Ucrânia decolam na vertical e passam de 2.400 km/h

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.