Presidente da Ucrânia pede mais ajuda militar em viagem a Londres
Volodmir Zelenski reforçou a necessidade de os países do Ocidente apoiarem a Ucrânia no confronto com a Rússia
Internacional|Do R7, com AFP

Em sua segunda viagem ao exterior desde o início da invasão russa, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, visitou o Reino Unido, nesta quarta-feira (8). Após se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, o líder ucraniano discursou no Palácio de Westminster.
O líder ucraniano pediu aos países ocidentais que intensifiquem a ajuda militar, em um momento em que seu país teme uma escalada dos ataques russos. O confronto no leste da Europa completa um ano no dia 24 de fevereiro.
"Peço a vocês e ao mundo palavras simples, mas muito importantes: aviões de combate para a Ucrânia, asas para a liberdade", disse Zelenski.
Leia também
"Continuaremos apoiando a Ucrânia para garantir uma vitória militar decisiva no campo de batalha neste ano", disse o primeiro-ministro Rishi Sunak diante dos deputados britânicos.
O presidente ucraniano também será recebido pelo rei Charles 3º no Palácio de Buckingham.
Após a viagem-surpresa a Londres, existe a possibilidade de Zelenski seguir para Bruxelas, mas nada foi confirmado. Algumas fontes citaram a probabilidade de uma sessão extraordinária do Parlamento europeu com a presença do líder ucraniano na quinta-feira (9).

