Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Presidente de Israel afirma que país está 'preparado' para uma nova trégua na Faixa de Gaza

Isaac Herzog ressaltou que toda a responsabilidade por uma nova pausa nos combates estaria nas mãos dos terroristas do Hamas

Internacional|Do R7

O presidente de Israel, Isaac Herzog, fala durante cerimônia de Hanukkiah em Tel Aviv
O presidente de Israel, Isaac Herzog, fala durante cerimônia de Hanukkiah em Tel Aviv

Israel está "preparado" para outra trégua na Faixa de Gaza que permita a libertação de reféns, disse nesta terça-feira (19) o presidente do país, Isaac Herzog.

"Israel está preparado para outra pausa humanitária e ajuda humanitária adicional para tornar possível a libertação de reféns", declarou Herzog em uma reunião com embaixadores baseados em Israel, segundo informou a Presidência.

No entanto, o presidente ressaltou que toda a responsabilidade por uma nova trégua está nas mãos dos líderes do grupo terrorista palestino Hamas.

Em relação à ajuda a Gaza, que atravessa uma grave crise humanitária devido à ofensiva militar israelense contra o Hamas, Herzog afirmou que ela poderá ser três vezes superior, até 350 caminhões por dia, em vez dos cerca de cem que entram agora, se for feito "um esforço" pelas Nações Unidas e pelas organizações com as quais trabalha.


As declarações do presidente aos diplomatas surgem no momento em que aumenta o número de informações sobre possíveis negociações para uma nova trégua e um dia depois que o Hamas divulgou um vídeo com três reféns, um dos quais questiona se eles foram esquecidos.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

As três pessoas sequestradas, homens entre 79 e 85 anos, são membros do kibutz israelense Nir Oz, que em um comunicado advertiu que o tempo está contra eles e pediu sua libertação imediata, “através de qualquer meio de potencial negociação”.

"Os recentes acontecimentos mostram tristemente que a situação dos reféns está se deteriorando […], particularmente dos mais velhos", destacou o porta-voz do kibutz.

Leia também

Antes da trégua de novembro para a troca de reféns por prisioneiros palestinos em Israel, o Hamas tinha divulgado vídeos semelhantes como medida de pressão.

Das mais de 240 pessoas que o Hamas raptou em solo israelense durante o ataque de 7 de outubro, ainda há 129 reféns em Gaza, dos quais cerca de 20, acredita-se, estariam mortos.

A trégua de 24 de novembro, com o apoio de países como o Catar, o Egito e os Estados Unidos, permitiu, durante uma semana, a libertação de 105 reféns, 24 deles estrangeiros, em troca da libertação de 240 prisioneiros palestinos.

Após o ataque do Hamas em 7 de outubro, com mais de 1.200 mortos e mais de 240 sequestrados, Israel declarou estado de guerra e lançou uma ofensiva militar por terra, mar e ar sobre o enclave palestino, com mais de 19,6 mil mortos e mais de 52,5 mil feridos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.