Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente de Taiwan diz ter 'fé' em que EUA defenderão a ilha

Tsai Ing-wen destaca ampla cooperação militar com americanos, algo que não é visto com bons olhos pelos chineses

Internacional|

Tsai Ing-wen espera aumentar capacidade defensiva do país com apoio dos EUA
Tsai Ing-wen espera aumentar capacidade defensiva do país com apoio dos EUA Tsai Ing-wen espera aumentar capacidade defensiva do país com apoio dos EUA

A presidente de Taiwan disse ter "fé" em que os Estados Unidos defenderão a ilha contra a China, durante entrevista transmitida nesta quarta-feira (27) pela rede CNN.

"Tenho fé" em que as forças americanas ajudarão a defender Taiwan, afirmou Tsai Ing-wen, em meio a tensões crescentes com Pequim sobre o futuro da ilha. "Temos ampla cooperação com os Estados Unidos com o objetivo de aumentar nossa capacidade defensiva", apontou.

Em entrevista na semana passada, indagado sobre a possibilidade de uma intervenção militar dos Estados Unidos em defesa de Taiwan no caso de um ataque chinês, o presidente Joe Biden respondeu afirmativamente: "Sim, estamos comprometidos com isso".

A declaração de Biden parece contradizer a velha política de "ambiguidade estratégica" do país, pela qual a Casa Branca ajudaria Taiwan a construir e fortalecer sua defesa, mas sem prometer explicitamente apoiá-la em caso de ataque.

A China considera a ilha, de 23 milhões de habitantes, como uma de suas províncias que espera reunificar ao resto do país e recebeu negativamente a fala de Biden. Poucas horas depois, o governo dos Estados Unidos garantiu que sua política em relação a Taiwan não mudou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.