Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Sudão é retirado do poder por militares

Omar al-Bashir estava no poder há 30 anos. Comunicado foi divulgado por ministro da Defesa. Conselho militar de transição deve governar por 2 anos

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7

Omar al-Bashir governava o país há 30 anos
Omar al-Bashir governava o país há 30 anos Omar al-Bashir governava o país há 30 anos

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir — que governava o país há 30 anos —, foi retirado do poder por militares nesta quinta-feira (11), segundo comunicado divulgado pelo ministro da Defesa do Sudão, Awad Mohamed Ahmed Ibn Auf.

De acordo com o oficial, um conselho militar de transição foi estabelecido para governar o país pelos próximos dois anos. As informações são da rede de notícias americana CNN

Mais cedo nesta quinta-feira, o primeiro-ministro do Sudão, Mohamed Taher Ayala, e o chefe do Partido do Congresso Nacional, Ahmed Haroun, também haviam sido detidos — entre dezenas de outras autoridades. 

Onda de manifestações

Publicidade

Desde o início do mês, centenas de manifestantes protestavam diante da entrada do quartel-general do Exército do Sudão para pedir aos militares que dessem as costas a Omar al-Bashir, que chegou ao poder por meio de um golpe de Estado em 1989. 

De acordo com a agência de notícias EFE, os protestos começaram em 19 de dezembro e nas primeiras semanas tiveram periodicidade diária, embora foram perdendo força devido à repressão violenta dos mesmos e pela entrada em vigor, em 22 de fevereiro, do estado de emergência, que permitiu o processo rápido contra centenas de ativistas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.