Pressão dos EUA para Índia reduzir compras de petróleo pode afetar orçamento russo
Washington impôs sanções sobre os principais fornecedores de petróleo da Rússia, na quinta-feira (23)
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os Estados Unidos impuseram, nesta quinta-feira (23), sanções sobre os principais fornecedores de petróleo da Rússia. As medidas foram motivadas pela guerra na Ucrânia e aumentaram a tensão entre os dois países. Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança russo, fez uma declaração no mesmo dia e afirmou que Washington “entrou no caminho da guerra”.
Gunther Rudzit, professor de geopolítica da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), explica que as exportações de petróleo e gás representam cerca de 40% do orçamento do governo russo, o que significa que a medida poderia afetar amplamente a economia do país.

“O governo americano vem pressionando fortemente o governo indiano para diminuir as suas compras. Ao que tudo indica, a Índia já estaria para aceitar essa diminuição. Aí, sim, isso pode efetivamente abalar as contas públicas do governo russo”, pontua o professor.
Outro ponto destacado pelo especialista é que o exercício militar com mísseis balísticos, que podem alcançar o território americano, é uma demonstração de força do país.
“A repetição dessa ameaça perde bastante credibilidade, porque se sabe claramente que o que ele mais quer é salvar a mãe Rússia e entrar para a história do país como o presidente que salvou a Rússia do seu declínio perante o ocidente”, explica Rudzit.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
