Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira-dama dos EUA faz visita surpresa à Ucrânia no Dia das Mães

Jill Biden chegou neste domingo (8) e se encontrou com a primeira-dama da antiga república soviética, Olena Zelenska

Internacional|

Jill Biden (à esquerda) entregou flores para Olena Zelenska neste Dia das Mães
Jill Biden (à esquerda) entregou flores para Olena Zelenska neste Dia das Mães Jill Biden (à esquerda) entregou flores para Olena Zelenska neste Dia das Mães

A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, chegou de surpresa neste domingo na Ucrânia, onde se encontrou com a primeira-dama da antiga república soviética, Olena Zelenska.

"Queria vir no Dia das Mães. Pensei que era importante mostrar ao povo ucraniano que essa guerra tem que terminar e que tem sido brutal. E também que o povo dos Estados Unidos está com as pessoas da Ucrânia", afirmou Biden.

Leia também

As duas primeiras-damas visitaram uma escola em Uzhhorod, cidade de 100 mil habitantes que fica a poucos quilômetros da fronteira da Ucrânia com a Eslováquia.

Biden entregou um buquê de flores a Zelesnka, depois de um longo abraço entre as duas. Em seguida, houve uma reunião com portas fechadas na própria escola, que está sendo utilizada como refúgio temporário para famílias que tentam escapar da guerra.

Continua após a publicidade

A população de Uzhhorod triplicou desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, devido a chegada de deslocados internos que deixaram as casas por causa do conflito.

Apoio

Zelenska, mulher do presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, por motivos de segurança, não tinha sido vista em público desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro deste ano. Em entrevista, a primeira-dama ucraniana agradeceu Biden pela "corajosa" visita ao país.

Continua após a publicidade

"Entendemos o valor necessário para que a primeira-dama dos Estados Unidos venha aqui durante uma guerra, com operações bélicas todos os dias, com sirenas antiaéreas sendo escutadas todos os dias, inclusive, hoje", afirmou Zelesnka.

A ida de Biden à fronteira entre Ucrânia e Eslováquia aconteceria apenas em junho, mas autoridades dos dois países deram sinal verde à visita, após avaliarem a situação como segura.

Antes de encontrar com Zelesnka no território ucraniano, a primeira-dama americana se reuniu com famílias de refugiados, em um centro de apoio localizado em Kosice, no leste da Eslováquia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.