Internacional Príncipe Andrew presta homenagem a Elizabeth como sua 'mamãe' e mãe da nação

Príncipe Andrew presta homenagem a Elizabeth como sua 'mamãe' e mãe da nação

O duque de York, que seria o filho favorito da rainha, afirmou que sentirá falta das "opiniões, conselhos e humor" da monarca

Agência EFE
Príncipe Andrew (no centro) chegou a ser destituído pela rainha por escândalo de pedofilia

Príncipe Andrew (no centro) chegou a ser destituído pela rainha por escândalo de pedofilia

Kate Green / POOL / AFP

O príncipe Andrew, filho da falecida Elizabeth 2ª, prestou homenagem neste domingo (18) à soberana em uma mensagem na qual recordou que para ele eram "três em uma": "Mamãe, mãe da nação e Sua Majestade".

Em sua declaração, o duque de York, que muitos diziam ser o filho favorito da rainha, afirmou que sentirá falta das "opiniões, conselhos e humor" de sua mãe. "Sua Majestade, foi uma honra e um privilégio servi-la. Mãe — da nação —, sua devoção e serviço pessoal à nossa nação é único e singular, seu povo mostra seu amor e respeito de muitas maneiras diferentes e sei que você está buscando como honrar esse respeito”, destacou Andrew.

"Mamãe, sempre vou valorizar seu amor por um filho, sua compaixão, seu cuidado e sua confiança. Seu conhecimento e sabedoria me pareceram infinitos, sem limites ou restrições", acrescentou.

Para o terceiro dos quatro filhos de Elizabeth 2ª e do duque de Edimburgo, "ao fechar o livro das nossas experiências, abre-se outro", embora tenha prometido levá-la "sempre perto do meu coração".

"Adentrarei felizmente no futuro com você como minha guia", completou, antes de terminar a mensagem com um "Deus salve o rei", em referência a seu irmão mais velho, Charles 3º.

Andrew teve que abandonar suas atividades públicas como membro da realeza depois de se ver envolvido no escândalo de abuso sexual de menores pelo falecido pedófilo americano Jeffrey Epstein e depois de chegar a um acordo extrajudicial com Virginia Giuffre, que o acusou de ter abusado dela quando era menor de idade.

No último mês de janeiro, a rainha o destituiu de todos os seus cargos militares honorários e Andrew também teve que renunciar ao título de Alteza Real.

Últimas