Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Príncipe Harry vai à Justiça para recuperar proteção policial que tinha no Reino Unido

Duque de Sussex e sua esposa, Meghan, perderam o recurso, pago pelos contribuintes, depois de deixarem a família real em 2020

Internacional|Do R7


Harry chega ao Supremo Tribunal da Grã-Bretanha
Harry chega ao Supremo Tribunal da Grã-Bretanha

A Suprema Corte de Londres analisa a partir desta terça-feira (5) o procedimento iniciado pelo príncipe Harry para contestar a falha sistemática do Reino Unido acerca de sua segurança quando está no país.

O duque de Sussex, filho mais novo do rei Charles III, e a sua esposa, Meghan, perderam esta proteção policial sistemática, paga pelos contribuintes britânicos, depois de decidirem deixar a família real em 2020 e mudarem-se para os Estados Unidos.

O recurso de Harry contra o Ministério do Interior britânico faz referência à decisão das autoridades, em fevereiro de 2020, de conceder proteção policial, caso a caso, ao duque de Sussex.

Ao apresentar o caso no tribunal, no qual ele esteve ausente, sua advogada, Shaheed Fatima, considerou que uma decisão "caso a caso acarreta incerteza excessiva" para o príncipe e seus dependentes.


A defesa também destacou o impacto que um possível ataque ao seu cliente poderia ter na reputação do Reino Unido, devido a "seu status e a sua posição na família real".

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

Na audiência, o advogado do Ministério do Interior, James Eadie, defendeu a decisão do Ravec (órgão responsável pela segurança dos membros da família real e das figuras públicas mais importantes) de conceder proteção "sob medida", "em determinadas circunstâncias" e "dependendo do contexto" ao príncipe durante suas viagens ao Reino Unido.

A medida resultou de uma "mudança de status que [o duque de Sussex] decidiu fazer ao tornar-se membro não oficial da família real", acrescentou o advogado.

Leia também

O tribunal também rejeitou em maio um pedido do príncipe Harry para custear sua própria proteção policial quando estiver no Reino Unido.

A questão de sua segurança voltou à tona em meados de maio, quando paparazzi seguiram de carro o príncipe e sua esposa em Nova York.

Harry acusa a imprensa e os 'paparazzi' de terem provocado o acidente de carro no qual morreu sua mãe, Lady Diana, em 31 de agosto de 1997, em Paris.

Ele também está liderando uma disputa legal no Reino Unido contra a forma como vários tabloides agem e se comportam em relação a ele.

Realeza x realidade: 7 vezes em que membros da monarquia britânica foram 'gente como a gente'

" gallery_id="6511fd42cd77c0e85e0003f1" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/principe-harry-vai-a-justica-para-contestar-decisao-sobre-sua-seguranca-no-reino-unido-05122023"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.