Logo R7.com
RecordPlus
‌

Projeto do Poço na África, mantido pela Universal, leva mais de 170 mil litros de água potável por mês à população

Três poços ativos beneficiam famílias em comunidades do Quênia que sofrem com a seca e falta de saneamento básico

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
A água, distribuída gratuitamente, tem um impacto significativo na saúde da população local Reprodução/Poços da África

Mais de 5.800 pessoas da Comunidade Kibera, no entorno da capital Nairóbi, e da tribo Massai, no sul do país, têm acesso à água potável e gratuita fornecida por meio de poços artesianos construídos pela Igreja Universal.

Atualmente, são cerca de 174 mil litros de água que todo mês matam a sede e ajudam no enfrentamento à seca e à falta de saneamento, que causam impacto direto na saúde das pessoas.

‌

Estima-se que menos de 1/3 da população do Quênia (29%) tenha acesso a serviços básicos de água potável e esgoto, com quase 10 milhões de moradores utilizando água contaminada.

Veja Também

Em Kibera, considerada uma das comunidades mais pobres de toda a África, com quase 4 milhões de moradores, o poço, inaugurado em 2023, leva água para famílias que vivem em condições precárias de moradia e infraestrutura.

‌

Ao todo, são aproximadamente 48 mil litros de água mensais que ajudam ao menos 1.400 pessoas.

Para a tribo Massai, que preserva tradições de mais de 500 anos, o Projeto do Poço chegou em 2015, no vilarejo que fica em Kajiado, a três horas e meia de carro de Nairóbi.

‌

A água salgada do subsolo precisa passar por um sistema de purificação e filtragem para atender à comunidade.

São 36 mil litros de água potável por mês, beneficiando 1.600 moradores, independentemente de fazerem parte da Universal ou não.

‌

Há pessoas que caminham até 20 km para chegar ao local em busca de água. Um outro poço foi construído para a tribo Massai em 2019, no vilarejo de Mossiro, a 130 km da capital do Quênia.

Com quase 300 metros de profundidade e conectado a uma caixa d’água, o poço fornece, em média, 90 mil litros por mês a 2,8 mil pessoas. Um presente que a comunidade local nunca teve até então.

Segundo Marcelo Pires, responsável pela Universal na África, “o mais importante não é apenas o que foi feito, o mais valioso é a intenção, o motivo pelo qual tudo isso foi feito: ajudar os necessitados com água para beber, água para cozinhar, água para os animais, tudo gratuitamente”.

Ações humanitárias da Universal ajudam milhões no continente africano

Apenas em 2025, mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas nos 39 países da África onde a Universal está presente.

Ao todo, 420 toneladas de alimentos foram arrecadadas em favor dos mais necessitados. Além disso, foi possível doar 160 mil cestas básicas e 412 mil refeições ao longo de um ano.

Em Uganda, 1.924 alunos se formaram em cursos profissionalizantes oferecidos pela Força Jovem Universal apenas em 2025.

“No Quênia [onde estão os poços], a ajuda é muito significativa, porque normalmente ninguém faz nada por ninguém sem cobrar algo em troca, tudo tem um preço. Então, quando alguém aparece oferecendo água gratuitamente, as pessoas perguntam: ‘Por quê? ’. Quando o coração é tocado, a fé desperta. ” — Marcelo Pires.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.