Prova de Fogo: líderes europeus decidem o destino de ativos russos congelados nesta quinta
Reconstrução da Ucrânia está em jogo; Bélgica é contra a medida devido a riscos financeiros que ela traz ao país
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Após várias discussões, os líderes da União Europeia irão decidir nesta quinta (18) sobre o destino dos ativos russos congelados de valor aproximado em 210 bilhões de euros. A ideia é utilizá-los como empréstimos para a reconstrução da Ucrânia, mas o plano tem encontrado obstáculos vindos de diversos países, especialmente da Bélgica, que vê riscos jurídicos e também financeiros na medida. A presidente da Comissão Europeia disse que não vai deixar a cúpula sem um acordo sobre como financiar a Ucrânia nos próximos dois anos.
No que os líderes da União Europeia concordam é que a Rússia seria uma ameaça ao bloco e querem manter a Ucrânia preparada para a guerra. O professor de direito e relações internacionais da Universidade de Franca (Unifran), Kleber Galeirani, analisou em entrevista ao Conexão Record News desta quinta (18), que apesar da oposição, não resta outra alternativa para os países europeus. Isso se deve ao fato de que Donald Trump já ter declarado diversas vezes que irá parar de financiar a Ucrânia por enxergar o conflito como um mau investimento. Devido a esta falta de verba, a solução encontrada acaba sendo os ativos russos, que se tornam cruciais uma vez que os líderes europeu “veem o conflito como uma ameaça direta”.
Essa ameaça tem origem no medo da expansão russa após uma possível conquista do território ucraniano, mas Galeirani lembra que Vladimir Putin prometeu que o conflito não avançaria para o resto do continente. Ainda assim, ele questiona “Até que ponto dá para saber se isso é verdade? Ele também disse que não invadiria a Ucrânia”. O professor acredita que os líderes se encontram agora em uma encruzilhada que vai muito além da questão do dinheiro. “É uma prova de fogo da solidariedade da estratégia geopolítica da União Europeia.”
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!










