Putin anuncia viagem à China em outubro ao receber convite do presidente Xi Jinping
País asiático não é signatário do acordo que criou o Tribunal Penal Internacional, então o líder russo não corre o risco de ser preso
Internacional|Do R7, com AFP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (20) que vai viajar para a China em outubro ao receber convite do presidente do país asiático, Xi Jinping.
"Tive o prazer de aceitar o convite" de Xi Jinping de "visitar a China em outubro", afirmou Putin durante uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, de acordo com imagens retransmitidas pela televisão estatal da Rússia.
Desde março deste ano, existe um mandado de prisão internacional expedido contra Vladimir Putin pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) por conta da invasão da Ucrânia, especialmente pelo fato de deter e sequestrar crianças e levá-las para o território russo.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Os países-membros do acordo são obrigados a deter o líder russo caso ele ingresse no território de um dos signatários. Putin não corre o risco de ser preso na China porque o país não faz parte do TPI, assim como os Estados Unidos.
Em junho do ano passado, Putin fez sua primeira viagem internacional desde o início da invasão da Ucrânia. O presidente russo embarcou rumo ao Tadjiquistão, uma ex-república soviética localizada no centro da Ásia.
Kim Jong-un e Putin: veja o que os líderes da Coreia do Norte e da Rússia têm em comum: