Putin chega aos Emirados Árabes, em uma rara viagem ao exterior após o início da guerra na Ucrânia
Presidente da Rússia tem um mandado de prisão internacional em aberto contra ele por crimes relacionados ao conflito
Internacional|Do R7
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pousou pouco antes das 14h (7h no horário de Brasília) desta terça-feira (5) em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, em uma rara viagem ao exterior desde o início da guerra na Ucrânia.
Apesar de um mandado de prisão emitido em março do ano passado pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) por crimes de guerra, o mandatário também deve visitar a Arábia Saudita nos próximos dias.
Putin é acusado de ser o responsável pela deportação ilegal de pelo menos cem crianças da Ucrânia, depois que a Rússia invadiu o país vizinho, em fevereiro de 2022.
Desde o início da guerra, Putin viajou somente para nove países — China, Tadjiquistão, Turcomenistão, Irã, Uzbequistão, Cazaquistão, Armênia, Quirguistão e Belarus — que são muito próximos da Rússia, política e geograficamente.
Nem os Emirados Árabes Unidos nem a Arábia Saudita assinaram o documento de criação do TPI e não fazem parte do tribunal. Por isso, Putin passará longe de qualquer risco de ser preso nesta viagem.
A situação é diferente, por exemplo, de uma eventual participação do líder russo na cúpula do G20, no Brasil, em 2024. O país é signatário do estatuto que criou a corte e, portanto, precisa cumprir as ordens expedidas pela instituição.